Abril Verde da UGPE tem palestra em canteiros do Prosamin+ sobre primeiros socorros nas obras

Programação ocorre de amanhã (19/04) a 28 de abril e tem ainda exibição de equipamentos de primeiros socorros e entrega de kit, além de ginástica laboral

 

Com palestra do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) sobre Primeiros Socorros nas Obras, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, inicia nesta terça-feira (19/04), às 9h, a programação da Campanha Abril Verde de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador.

As palestras, que também acontecem na quarta-feira (20/04) e no dia 25 de abril, são destinadas aos operários dos canteiros de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e aos servidores da UGPE.

Nesta terça-feira, a programação acontece no canteiro de obras do Prosamin+ no Igarapé do Quarenta, na Cachoeirinha; na quarta-feira, será para os trabalhadores da intervenção do Igarapé do Mestre Chico, trecho entre as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã, onde está sendo realizada a obra do Parque das Araras.

No dia 25 de abril, a palestra será para os servidores da UGPE, na sede do órgão, na avenida Jonathas Pedrosa, Centro. Além das palestras, haverá exposição de materiais utilizados em primeiros socorros e a entrega para os trabalhadores de um kit contendo botton, squeeze de água, adesivos para capacetes e flyer.

A programação do Abril Verde na sede da UGPE se estende aos dias 26 e 28 com Ginástica Laboral oferecida aos servidores pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o respeito às normas de segurança do trabalho, preconizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está assegurado em um rigoroso Sistema de Gestão Sócio Ambiental (SGSA), construído pelo órgão junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Prosamin+.

Essas normas regulamentadoras foram se aprimorando ao longo das etapas do programa e hoje estão estabelecidas nas políticas de Salvaguardas do BID. Hoje, temos um sistema forte e consolidado, usado por todas as empresas que atuam junto à UGPE, inclusive nos contratos que não estão relacionados ao Prosamin+”, explica.

O sistema, conforme enfatiza o coordenador, preza principalmente por um ambiente de trabalho seguro.

Não se trata somente de usar o capacete ou outro item. É um conjunto de normas que visa a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador, estabelecendo, além de normas rigorosas, um bom canteiro de obras, uma boa área de convivência, um bom refeitório, porque queremos que esse pai essa mãe trabalhem tranquilos e retornem bem para a família todos os dias”, explica Campêlo.

A técnica de Segurança no Trabalho da UGPE, Joseane Castro, destaca que todas as empresas contratadas são obrigadas a ter pelo menos um técnico de segurança no trabalho ou uma equipe no Serviço Especializado de Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) composta de Engenheiro de Segurança, Técnico de Segurança e Engenheiro do Trabalho.

“Essas empresas têm que cumprir os Procedimentos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente nas Obras, assim como o plano de emergência com procedimento em primeiros socorros. Nos canteiros também é adotado o Diálogo Diário de Segurança (DDS) em que antes de iniciar a jornada é feito uma conversa com os operários”, conta.

Campanha – A campanha Abril Verde é um movimento de conscientização sobre segurança e a saúde no trabalho, mês em que se enfatiza a prevenção a acidentes e a promoção da saúde do trabalhador.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005, que em seu Artigo 1º estabelece o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado no dia 28 de abril de cada ano.