Áreas verdes e espaços para o lazer de crianças e adolescentes são destaque no Prosamin+

O planejamento de espaços públicos para o lazer e atividades culturais das crianças e adolescentes é muito importante para que possam socializar, trocar experiências e se desenvolver de forma mais saudável. O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, ressalta que essa característica é um dos destaques do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), executado pelo órgão, com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado.De acordo com Campêlo, por uma orientação direta do governador Wilson Lima, na concepção do novo programa foram ampliados os espaços públicos para uso das crianças, dos adolescentes e das famílias de um modo geral, assim como as áreas verdes, os equipamentos de lazer e o planejamento da oferta de atividades culturais.

O Prosamin+ compreende 445.596,31 m², em dois trechos projetados ao longo do Igarapé do 40, entre a avenida Rodrigo Otávio, na área conhecida como Manaus 2000, no bairro Japiim, zona sul, e a comunidade da Sharp, no Armando Mendes, zona leste.  O programa reserva 39% dessa área para reflorestamento e para paisagismo, diz ele, ampliando assim os espaços verdes.

O Prosamin+ também prevê a implantação de ciclovias, passeios e calçadões, a reestruturação viária nas áreas de abrangência, construção de conjuntos habitacionais, implantação de dois parques e sete praças. “Com o traçado desenvolvido, foi possível implantar uma diversidade de equipamentos e mobiliários urbanos, que permitirão uma variedade de atividades ao ar livre, de esporte, lazer e bem-estar. Estão contempladas, por exemplo, as construções de quadras poliesportivas, de academia de ginástica ao ar livre, anfiteatro com arquibancada, espaços para artes itinerantes e murais para exploração do grafite”, enumera.

O projeto também inclui uma praça de alimentação com quiosques e um espaço destinado à montagem temporária de barracas ou carrinhos e diversos brinquedos de usos infantil e infanto-juvenil. Os playgrounds, com área total de 1.495 m², estarão subdivididos em toda a extensão do Prosamin+, com mesas de piquenique, de jogos (da velha, trilhas, xadrez) e de ping pong, gangorras, dinotunel, balanços, escorregadores e área para amarelinha em piso emborrachado.

As áreas marginais ao Igarapé do 40, de acordo com Marcellus Campêlo, serão dotadas de um circuito de ciclovia de 4.556,40 m², contendo ampla rede de passeios livres de obstáculos, atento aos preceitos de acessibilidade universal.

Na área cultural, ele adianta que estão sendo firmadas parcerias para a oferta de várias atividades. “A principal delas é com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), que já tem atuação conjunta com a UGPE nos parques construídos em outras fases do programa. Ao longo dos anos, o Prosamin constituiu um leque de parceiros de sustentabilidade e continua aberto às empresas e instituições dispostas a atuar nas mais diversas áreas, sejam elas educacionais, culturais e socioambientais”, destacou.

Marcellus Campêlo explica que, no projeto urbanístico do Prosamin+, a equipe da UGPE procurou priorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores do entorno. “A ideia é dar condições para que as crianças e adolescentes tenham espaço adequado para se desenvolverem de forma saudável, com opções de divertimento e lazer ao ar livre e de compartilhamento de experiências”, frisou.

Espaços para crianças em projetos anteriores do Prosamin+. FOTO: Tiago Corrêa