Centro de Manaus ganha Parque das Araras, novo espaço de lazer construído pelo Prosamin+

O parque ocupa um espaço de 15 mil metros quadrados entre as ruas Leonardo Malcher e Tarumã

O Governo do Amazonas inaugura, nesta quarta-feira (06/07), o Parque das Araras, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus. O Parque, construído pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), integra o conjunto de obras complementares do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin), que transformou uma área alagadiça e degradada nas margens do Igarapé do Mestre Chico em um espaço de lazer e exemplo de cuidado ao meio ambiente.

São 15 mil metros quadrados de área construídos entre as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã, dotados de equipamentos como quadra de esporte, playground, academia ao ar livre, mesas de jogos de damas e xadrez e uma trilha verde.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explica que o nome do parque remete à preservação, durante a construção, de um conjunto de árvores, dentre as quais um apuizeiro (ficus trigona), que tem quase 25 anos e é reduto de casais de araras.

“Essa relação das árvores com as araras e com o parque simboliza bem a essência do Prosamin+, por isso foi feito todo um esforço do nosso ambiental junto à engenharia para mantê-las. O verde é necessidade básica de uma cidade, é também importante para a fauna, formando um ciclo perfeito, e poder ter tudo isso em pleno Centro de Manaus é algo especial”, observa Marcellus Campêlo.

Sob as copas das árvores sustentadas por exuberantes raízes expostas há uma aconchegante trilha verde, assim como o portal de entrada do parque. O trabalho de paisagismo incluiu o plantio de 2.186 unidades de plantas ornamentais, 7.489,67m² de área verde (gramado) e 42 mudas arbóreas. O parque terá, portanto, um total de 59 árvores, entre as mudas recém-plantadas e as que já existiam antes da obra.

*Arte em grafite e espaço Sauim*

Outro importante atrativo do parque é a arte em grafite, que emoldura os muros do local. As imagens retratam a temática regional no contexto ambiental, com animais da fauna amazônica, como as araras e outras aves. Símbolo da cidade ameaçado de extinção, o sauim-de-Manaus também está retratado nos muros do parque.

De acordo com o subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, o sauim ganhou espaço especial nos murais por ser uma espécie endêmica de Manaus ameaçada de extinção.  “Os espaços de educação ambiental envolvendo o sauim cumprem uma condicionante do licenciamento ambiental da área, mesmo não encontrando a espécie no local”, explicou.

Na entrada da trilha verde, também há uma placa em braile para que deficientes visuais possam ter informações sobre o local. Já as fachadas das casas ao redor do parque ganharam multicores, num trabalho de pintura realizado pelas equipes da UGPE.