Contratos para construção dos primeiros apartamentos do novo Prosamin+ são assinados pela UGPE

Serão construídos 104 apartamentos em duas quadras habitacionais na zona sul de Manaus

 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, assinou dois contratos para a construção das primeiras unidades habitacionais do novo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+). Nos próximos dias devem iniciar as obras para a construção de duas quadras habitacionais com  104 apartamentos.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, as quadras habitacionais estão sendo feitas com recursos estaduais.

O governador Wilson Lima orientou que antecipássemos, com os recursos próprios da fonte estadual, a construção dos primeiros apartamentos, o que nos permite  agilizar o início das obras, enquanto o contrato de empréstimo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) tramita em Brasília. As empresas estão prontas para iniciar as construções e nos próximos dias o governador deve ir ao canteiro de obras para assinar a ordem de serviço”, disse Marcellus.

Foi assinado o contrato da Obra 3 do Prosamin+, relativa à quadra habitacional da avenida Lourenço da Silva Braga, próximo ao Residencial Cachoeirinha, zona sul, que terá 72 apartamentos. A outra  quadra, com 32 unidades, será erguida na avenida General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul.

O Governo do Amazonas irá construir 648 unidades habitacionais, através do Prosamin+. As primeiras 104 unidades estão sendo antecipadas com recursos estaduais, em virtude da existência de áreas desapropriadas em fases anteriores do programa e que estão disponíveis para a construção dessas habitações. As demais unidades serão na área de intervenção do programa, na comunidade da Sharp e Manaus 2000. “Com a antecipação dessas duas quadras, ganha-se tempo e economia de recursos no processo de reassentamento das famílias que precisarão sair da área de intervenção das primeiras frentes obras”, explicou Marcellus.

Com investimento de aproximadamente R$ 542 milhões, o Prosamin+ vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes. Para a realização das obras, cerca de 2.580 famílias serão reassentadas em unidades habitacionais construídas pelo programa ou com outras soluções de moradia – indenização, bônus e auxílio moradia.

Estima-se que mais de 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, nas zonas sul e leste, com as intervenções do programa, dentre as quais, habitação,  coleta e tratamento de esgoto, água tratada, construção de parques urbanos, de novas vias, drenagem, reflorestamento e requalificação de igarapés.

Sobre a UGPE – A UGPE é um órgão do Governo do Amazonas que tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

 A UGPE executa os projetos de implantação do Prosamin+. Com as obras do programa, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.


FOTOS: Tiago Corrêa