Governo do Amazonas, através do ProsaiMaués, promove ações de saúde para famílias

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realiza ação de saúde familiar durante esta semana, para a comunidade das lagoas da Maresia, Prata e Donga Ramalho, áreas de intervenção de obras e atuação social do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués). As atividades, promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Maués, acontecerão nas manhãs desta terça, quarta e quinta-feira, 28 a 30 de novembro. Ao todo, aproximadamente 700 pessoas devem ser beneficiadas.

O primeiro bairro a receber os serviços gratuitos é o Maresia, nesta terça-feira, na Igreja Bom Pastor. Na manhã de quarta-feira, 29, é a vez do Prata, onde a Igreja da Paz abrirá as portas para receber os comunitários. No dia 30, quinta-feira, os moradores da Lagoa do Donga Ramalho serão contemplados com a ação, no Sesc do bairro Donga Michilles. Todos os bairros receberão palestras de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e próstata, fortalecimento às campanhas de vacinação, orientação sobre higiene bucal e exames rápidos.

“Levar saúde para as famílias diretamente beneficiadas pelo programa é uma das exigências contidas no Plano de Reassentamento (PDR) do programa, bem como no plano de trabalho socioambiental que norteia as atividades do Trabalho Técnico Social (TTS)”, afirmou a assistente social Fabrícia dos Anjos, da equipe do Prosai.

Prosai em atividade

Na segunda-feira, 27, membros do Comitê de Representantes da Comunidade (CRC) e Grupo de Apoio Local (GAL), que configuram a gestão participativa e facilitam a comunicação entre o governo e a população, estiveram na sede da Unidade Gestora do ProsaiMaués (UGPM), para uma reunião de atualização sobre o andamento do programa.

Para o mês de dezembro, um evento natalino está sendo planejado, para as famílias englobadas no contexto do ProsaiMaués. A equipe social do programa deu início a uma campanha para arrecadação de alimentos e brinquedos que serão distribuídos no dia do evento, 19 de dezembro. A programação contará com apresentações culturais gratuitas e brincadeiras para as crianças.

Conheça o ProsaiMaués

O Programa de Saneamento Integrado de Maués tem como objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do município. Entre as metas a serem atingidas, estão a redução das famílias sob risco de inundações, valorização dos imóveis, melhoria no serviço de esgotamento, serviço contínuo de água, fomentar o turismo local e levar água potável a comunidades indígenas. Os trabalhos se concentram nas lagoas da Maresia, Prata, Donga e seus entornos.

Na lagoa da Maresia, a obra prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, praça das árvores, banheiros, espaço para atividades poliesportivas, píer, espaço multiuso, estacionamento, estação elevatória de esgoto, área revegetada e mirante. Na lagoa do Prata, haverá praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição, memorial do guaraná, recreação infantil, mirante, anfiteatro e redário. Para a lagoa do Donga Michiles, o projeto é de reconstruir a vegetação, além de espaços para exercícios físicos e recreação infantil.

O Prosai também atua em 13 comunidades indígenas Sataré-Mawé, em Maués, onde foram construídos, além dos poços tubulares, unidades sanitárias e ligações domiciliares. São elas: São Pedro, São Benedito, Belo Horizonte, Terra Nova, Santa Izabel, Antioquia 2, Livramento, Nova Liberdade, Boas Novas, Monte Salém, Santo Anjo, Livramento II e Marau Novo.