Governo do Amazonas inicia oficina de geração de renda para beneficiários do ProsaiMaués

Na tarde desta quarta-feira (16/05), o Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), do Governo do Amazonas, deu início à primeira atividade voltada à geração de renda dos beneficiários. Realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a oficina de Customização de Sandálias terá carga horária de 60 horas e duração de três semanas.

A parceria é viabilizada pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Orientados pela professora de artesanato do Cetam, Regiane Negreiros, os 20 alunos inscritos já iniciaram com aula prática. “Mesmo sendo o primeiro contato da maioria deles com esse tipo de trabalho, já começamos com o aprendizado de diversas técnicas e eles produziram uma trama simples, para fixar nas sandálias. É uma aula bastante interativa, onde eles podem tirar todas as dúvidas e trocar experiências”, disse a profissional.

Nova profissão – Para Marilene Lobato, beneficiária do ProsaiMaués, o curso significa aprendizado e a possibilidade de atuar em uma nova profissão. “Estou desempregada desde o ano passado. Será uma experiência nova para mim, pois nunca fiz trabalhos artesanais”, disse ela, que aposta no curso para incrementar a renda familiar.

A parceria entre Prosai e Cetam deve ser ampliada em breve, para atender beneficiários que buscam qualificação em outras áreas de atuação.

Outras atividades – Para os próximos dias, a equipe social do ProsaiMaués prevê a realização de outras atividades, contidas no Plano de Trabalho Socioambiental (PTSA) e no Plano de Reassentamento (PDR). Uma delas é a sessão de cinema na escola. “Esta atividade já foi realizada anteriormente, na Escola Estadual Walton Rodrigues Bizantino e foi tão bem recebida, que outras manifestaram interesse. Desta vez, será a Escola Municipal Salum de Almeida, onde iremos exibir o filme ‘Extraordinário’, abordando temáticas do cotidiano de alunos do 6º ao 9º ano”, disse o psicólogo Afonso Brasil, da equipe do Prosai.

Sobre o Prosai – As intervenções do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) tem por objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica de Maués, na região do Baixo Amazonas, o programa se concentra em duas frentes: urbana (desapropriação e revitalização de lagoas e seus entornos) e rural (comunidades indígenas).

Entre as metas a serem atingidas, estão a redução das famílias sob risco de inundações, valorização dos imóveis, melhoria no serviço de esgotamento, serviço contínuo de água, fomentar o turismo local e levar água potável às comunidades indígenas. O projeto prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, espaço para atividades poliesportivas, estacionamento, praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição e ciclovia.