Governo do Estado avança 87% nos reassentamentos da intervenção do Prosamim no Igarapé Mestre Chico

A obra do Prosamim no local vai reassentar cerca de 600 pessoas, que viviam em 122 imóveis expostos aos perigos das alagações

O Governo do Estado avançou 87% no reassentamento das famílias que residem em área de intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) no igarapé Mestre Chico, localizado no bairro da Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

O avanço alcançado no reassentamento ocorreu nesta sexta-feira (11), após a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), realizar os pagamentos das soluções de moradias de 37 famílias que residem no leito do igarapé, na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que é o órgão que acompanha, executa e fiscaliza as intervenções do Prosamim.

As obras, na área, fazem parte da primeira fase do programa e tiveram seus cadastros finalizados, em 2008, após a conclusão dos estudos e projetos para o local. A administração atual retomou o projeto remanescente, contemplando suas obras na terceira fase do programa, o Prosamim III, que está sendo finalizado.

“A Expectativa é só melhorar, não adoecer mais, meus filhos também não ficarem mais doentes e iremos sair de perto do igarapé e da área de risco, na alagação, no meio dos ratos”, afirmou a moradora da área, Adriana Santos, 36.

A diretora-presidente da SUHAB, Viviane Dutra, afirma que “os avanços alcançados hoje nos reassentamentos são resultados dos esforços e do trabalho realizado pelas secretarias envolvidas nas obras do Prosamim, que através de um trabalho conjunto vem alcançando a celeridade necessária para retirar essas famílias das áreas de risco”.

“Eu sou muito grato pelo Prosamim ter surgido na minha vida e da minha família pois vivíamos uma situação precária morando nas margens do igarapé. O Prosamim sempre honrou com todos os compromissos que nos disseram, os alugueis sempre foram pagos nas datas corretas e todo pessoal da Suhab sempre nos tratou muito bem” afirmou o motorista e morador da área, Anderson Viana, 38.