Governo do Estado conclui o paisagismo de praças e novas áreas de lazer na zona sul

O Governo do Estado por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) concluiu nessa semana, os serviços de paisagismo de praças e áreas de lazer localizadas no bairro de Presidente Vargas, localizado na zona sul de Manaus.

As novas praças e áreas de lazer que tiveram os serviços de paisagismos concluídas são obras do Programa Ambiental e Social dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e fazem parte de obras de mobilidade urbana e revitalização de uma parte do leito da bacia do São Raimundo executadas pelo programa.

Os serviços de paisagismo incluem o plantio de mudas, gramas, a recomposição da flora do local com plantio de arvores e mudas regionais.

Ligação Viária Luiz Antony (LLA)

As obras da Ligação Viária Luiz Antony compreendem a construção de uma nova via com 1,5km de extensão, que interligará a zona oeste através da avenida Kako Caminha a área central da cidade através da rua Luiz Antony, no bairro de Aparecida. O Prosamim retirou cerca de 376 famílias que viviam propensas aos perigos das inundações e enchentes nas margens do igarapé do São Raimundo.

A pista contará com ciclovias, praças, pistas de caminhada, academias ao ar livre e espaços de lazer e convívio social. As obras da LLA já ultrapassaram os 98% de conclusão e tiveram os serviços de paisagismo das praças e áreas de lazer concluídas na última semana.

A intervenção da Walter Rayol que também estão localizada no bairro de Presidente Vargas, em uma área popularmente conhecida como Bariri, e contemplou a retirada 194 famílias da margem da bacia do São Raimundo revitalizando a área com a reconstrução das vias do lugar, instalação de calçadas, meio fio e sarjeta, plantio de mudas e paisagismo.

As obras da LLA contemplam na sua área localizada no início da rua Luiz Antony, ao lado do terminal de integração 1, na avenida Constantino Nery, a construção do Parque das Castelhanas.

O Parque da Castelhana será uma ampla área para a pratica de esportivas e convívio social para os moradores da área, a intervenção construiu academia ao ar livre, pista para caminhada, bancos, arborização e quadra poliesportiva em uma área antes degradada pelo lixo acumulado, mal cheiro e poluição do igarapé da Castelhana.

A moradora do bairro Presidente Vargas, empreendedora Nubia Gadelha, afirma que não vê a hora das obras serem entregues a população do bairro e elogia que tudo tem ficado muito bonito. A moradora afirma que todos os moradores do bairro irão ganhar com as novas áreas de lazer.

As novas praças e áreas de lazer que vem sendo concluídas irão beneficiar os moradores dos bairros das zonas sul e oeste da capital, criando novas áreas de lazer e práticas esportivas dotadas de toda a infraestrutura necessária.

O Coordenador executivo da (UGPE), engenheiro civil, Marcellus Campêlo, afirma que as obras da LLA estão com suas obras próximas de sua finalização e logo serão entregues a população dessas localidades. O engenheiro civil afirma também que a construtora contratada vem construindo uma quadra poliesportiva no Parque das Castelhanas, que foi uma solicitação dos moradores de área.

O coordenador afirma que o setor social do Prosamim atua junto a população do entorno de suas intervenções analisando as solicitações dos mesmos, para posteriormente junto com o setor de engenharia observar a viabilidade de atender as solicitações da comunidade.

O subcoordenador de engenharia da UGPE, engenheiro civil, João Benaion, afirma que as obras do programa contemplaram a reforma e a pintura das fachadas das residências vizinhas as obras da LLA e do Parque Castelhanas.