Governo do Estado fomenta prática de esportes em Maués

Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

O Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) vai movimentar o Ginásio Poliesportivo Padre Leão Martinelli na manhã deste sábado (20/01), com um torneio de futsal que vai envolver, aproximadamente, 100 crianças de Maués (a 268 quilômetros em linha reta de Manaus). A ação faz parte das atividades previstas no Plano de Trabalho Socioambiental (PTSA), que norteia as atividades sociais realizadas pelo Prosai, programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), tendo a Prefeitura de Maués como co-executora.

O torneio terá início às 8h30 e contará com a participação de oito equipes, compostas por jovens atletas de até 10 anos. As partidas ocorrerão em dois períodos de 15 minutos e, em caso de empate, haverá disputa por cobranças de pênaltis. Os confrontos serão definidos mediante sorteio. “Entre os objetivos do torneio está o estímulo à prática esportiva enquanto ferramenta propulsora do desenvolvimento humano, social e cultural; bem como, contribuir para a transformação social e melhoria na qualidade de vida”, destacou o biólogo José Cintra, do Trabalho Técnico Social (TTS).

Benefícios e premiação

O público-alvo da atividade são as crianças residentes nas áreas de intervenção de obras das lagoas Maresia, Prata e Donga Ramalho, e seus entornos. “A respeito da competição desportiva, pode trazer benefícios do ponto de vista educacional e de socialização, uma vez que proporciona experiências de atividade em equipe, colocando a criança frente à situações de vitória e derrota. Além disso, a prática de esportes combate o sedentarismo e previne doenças decorrentes do mesmo”, considerou Afonso Brasil, psicólogo da equipe do ProsaiMaués.

Ao final da competição, haverá premiação com troféus e medalhas para as três equipes mais bem colocadas. A atividade conta com o apoio da prefeitura do município, por meio do Serviço autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Secretaria Municipal de Fomento, Produção e Abastecimento (Sepror) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). O calendário de atividades socioambientais do ProsaiMaués prevê outras ações para o primeiro semestre, incluindo o público adulto e infantojuvenil residente na área das lagoas que receberão obras do programa, conforme exigido pelo Banco Iteramericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Prosai.