Governo do Estado lança hoje, no Prosamim, o Natal nos Parques

Árvore do Parque Residencial São Raimundo. Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

A programação “Natal nos Parques” será lançada nesta sexta-feira (1º), com a festa de abertura que acontece a partir das 17 horas, no Residencial Liberdade, que participa do concurso a “Árvore mais Bonita” dos parques residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Estão competindo os parques residenciais Mestre Chico, Centro; Liberdade, no Morro da Liberdade; Cajual; no Santa Luzia; e São Raimundo, no bairro São Raimundo.

A competição é exclusivamente pela internet. A árvore natalina que tiver mais “reação’’ positiva através do emotion “Amei” do Facebook será considerada a vencedora do concurso.

A votação online da árvore mais bonita e criativa ocorrerá de 1º a 16 de dezembro na página oficial do Governo do Estado do Amazonas no Facebook (https://www.facebook.com/GovernodoAmazonas/) e no Instagram (@governo_do_amazonas).

Essa é a primeira vez que o Natal nos parques entra na programação oficial de fim de ano do Governo do Estado que este ano tem como tema “Natal com mais Amor”.

Campanha

A campanha tem o objetivo de fomentar a apropriação do espaço público pelos moradores e incentivar a valorização da comunidade.

Mobilização do Parque Residencial Mestre Chico, no Centro de Manaus. Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

O trabalho começa um mês antes, quando os moradores iniciam a confecção de itens decorativos através das oficinas de artesanatos natalinos. Todos participam, de crianças de 2 anos até os mais idosos.

Cada árvore terá 5 metros de altura e será montada a partir de uma estrutura metálica doada à comunidade pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), na área comum de cada residencial.

“A equipe técnica do programa disponibiliza o espaço para confecção dos artesanatos pelos moradores que participam de diversas oficinas ao longo do ano. É um momento festivo para valorizar o trabalho dos moradores. As doações vêm dos parceiros e dos próprios moradores que se empenham em fazer uma decoração bonita para o parque”, explicou a Coordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra.

Os conjuntos de luzes que vão colorir as árvores foram doados pelo Fundo de Promoção Social (FPS) e já estão sendo entregues aos comunitários.

Regras

O concurso é aberto a toda população residente e domiciliada nos parques residenciais. A ideia é promover e preservar a tradição de decorar a árvore natalina e valorizar a criatividade dos moradores do Prosamim.

De acordo com o regulamento, os critérios de avaliação serão: utilização de símbolos de Natal (Papai Noel, anjos, presépio, sinos, laços), criatividade, beleza e originalidade, cores e formas; harmonia e estética do conjunto e iluminação.

A decoração da árvore de Natal de todos os parques participantes deverá permanecer até o dia 6 de janeiro de 2018, como manda a tradição de ser desmontada no Dia de Reis.