PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO – ILUMINA+ AMAZONAS

O programa Ilumina + Amazonas nasceu com o propósito de modernizar o sistema de iluminação pública do interior do Estado, substituindo, por lâmpadas de LED, as luminárias de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente usadas nos municípios. A iniciativa do Governo do Amazonas gera economia de energia, menor impacto ao meio ambiente e proporciona mais segurança com ruas mais iluminadas.

 

Realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa teve, na primeira fase, investimentos de mais de R$110 milhões. Entre maio e dezembro de 2022, foram implantadas 56,8 mil luminárias de LED em 29 municípios e 34 comunidades rurais e indígenas, beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas

 

 

A meta do Governo do Estado é chegar com o programa a todos os municípios do interior que ainda não disponham da tecnologia, expandindo o seu alcance para aproximadamente 2 milhões de pessoas que vivem no perímetro urbano. Mais luminosidade nas ruas, representa mais segurança, movimenta o turismo e contribui com o bem-estar da população.

 

A tecnologia é a alternativa mais sustentável para a iluminação pública. Estima-se uma economia de energia de até 60%. A luminária de LED dura até dez vezes mais do que as lâmpadas convencionais, produz mais luz por wats consumido, reduz custos, reduz emissão de carbono e não emite raios ultravioletas, gerando menos impacto ao meio ambiente.

Municípios beneficiados

Com o Ilumina+ Amazonas, 27 municípios estão, agora, com 100% da área urbana em LED: Tefé, Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Autazes, Urucurituba, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Humaitá, Boca do Acre, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Beruri, Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Carauari, Eirunepé, Manacapuru, Codajás, Apuí, Anori, Alvarães e Atalaia do Norte, além de Maués.

Em dois municípios, Manicoré e São Sebastião do Uatumã, o programa chegou a comunidades rurais, nessa primeira fase. Com isso, chega a 29 o número de municípios onde o Governo do Estado chegou com a luz de LED.