Moradores de Silves e Itapiranga comemoram chegada da iluminação de LED

Por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, o Governo do Estado está substituindo lâmpadas antigas por LED, no interior

A vendedora Sandra Rodrigues, 40 anos, moradora do conjunto Pedra Vermelha, sempre teve medo de andar à noite nas ruas que dão acesso a sua casa, em uma área mais afastada do Centro de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus). Desde a última quarta-feira (15/03), Sandra vive outra realidade, depois que o programa Ilumina+ Amazonas chegou a sua cidade.

“Aqui na estrada é mais deserto, então, a iluminação trouxe mais segurança para as pessoas que caminham nessa avenida. Está tudo muito mais claro para nós aqui do bairro Pedra Vermelha. Ficou mais iluminado para transitar à noite e mais seguro, principalmente para quem vem da escola e do trabalho”, comemora Sandra.

Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, o programa de modernização da iluminação pública do interior substitui lâmpadas antigas por LED, que iluminam mais, com menor consumo de energia.

Em Silves (a 204 quilômetros de Manaus), o promotor de vendas Ednaldo Brasil, 39, mora no Centro e experimenta a mesma sensação de tranquilidade ao sair à noite. O programa também chegou ao município na semana passada, para modernizar todo o sistema de iluminação da cidade e de mais cinco comunidades rurais.

“As ruas estão bem claras. Quem trabalha durante o dia está tendo a oportunidade de fazer caminhada à noite, porque ruas claras dão mais segurança. Melhorou, não só a minha, mas a vida de todos no município”, disse Ednaldo.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, observa que a iluminação de LED tem muitas vantagens.

“Estudos mostram que, além de melhorar a segurança nas ruas, ela pode ser até 60% mais econômica. O LED produz mais iluminação por watts consumidos, gera economia de energia e reduz custos com manutenção, pois dura mais. Outro ponto positivo é para o meio ambiente, pois reduz emissão de carbono, causador do efeito estufa, não emite raios ultravioletas e não tem metais pesados, como mercúrio, na composição”, enumera.

Contando com Silves e Itapiranga, já são 31 os municípios beneficiados com LED pelo Governo do Amazonas e 39 comunidades rurais.

Em Itapiranga, estão sendo implantados 1.232 pontos de LED na área urbana. Já, Silves está recebendo 889 pontos na área urbana e nas comunidades rurais Cristo Rei, Igarapé Açu, São João, Livramento e Vida. Os trabalhos nos dois municípios se iniciaram na última quarta-feira e devem ser concluídos até a próxima sexta-feira (24).