Acessibilidade

Obras do Prosamim no Bariri avançam em 90% de execução

Obras do Prosamim no Bariri avançam em 90% de execução

As obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na rua Walter Rayol, na área popularmente conhecida como Bariri, no bairro Presidente Vargas, na zona sul, estão com 90% de sua execução. Essa intervenção do Prosamim na localidade retirou cerca de 150 famílias que residiam em 94 imóveis no leito da bacia do São Raimundo e conviviam com as alagações constantes devido à subida do rio Negro.

As obras da Walter Rayol incluem a readequação das vias do lugar, incluindo a pavimentação da rua, instalação de calçadas, sarjeta, plantio de mudas para a recomposição da flora, a criação de espaços de convívio social e práticas de esporte, como praças, academia ao ar-livre e pista para caminhada.

“A intervenção da Walter Rayol faz parte do Prosamim III, que é uma fase do programa que contemplou obras de mobilidade urbana, habitação e de saneamento básico distribuídas nos bairros da zona sul e oeste da capital. As intervenções nessa fase do programa contemplaram a bacia do São Raimundo”, afirmou o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo.

O empreendedor João Araújo, 52 anos, é morador do bairro da Matinha há mais de 25 anos e diz que se sente muito feliz em ver tantas mudanças no bairro. “Eu já perdi as contas de quantas vezes vi as pessoas que residiam aqui perderem tudo por causa da subida do rio. E hoje a gente vê essas áreas desocupadas e reformadas com a construção de novas vias, praças e espaços para o lazer dos jovens”.

A intervenção na área da Walter Rayol já está finalizando. Os serviços executados atualmente contemplam a instalação de meio-fio e sarjetas da via, o plantio de mudas, e a reforma das fachadas das casas vizinhas.