Outubro Rosa: UGPE realiza programação para servidores e moradores do residencial Mestre Chico 2

Atividades contemplaram atendimento médico, coleta de exame e roda de conversa, alertando para importância da prevenção às doenças

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realizou, na quarta-feira (27/10), uma ampla programação em alusão à campanha Outubro Rosa, direcionada aos servidores do órgão e aos moradores do parque residencial Mestre Chico, localizado no bairro Cachoeirinha, área de abrangência do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+).

A programação foi aberta pelo coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, que destacou a importância da campanha, que chama atenção para a prevenção ao câncer de mama e também do de colo de útero, no caso do Amazonas, devido à alta incidência da doença.

“Para mim, essa ação tem um sentido muito especial porque, além do importante alerta que faz, eu perdi minha mãe para o câncer de colo de útero. É preciso estar alerta e adotar os cuidados preventivos, para identificar a doença em fase inicial e poder realizar a tempo o tratamento necessário”, afirmou.

Aos servidores da UGPE, a programação ofereceu testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aula de maquiagem, coleta de exame para detecção de alterações nas células do colo do útero, o papanicolau, roda de conversa sobre a prevenção a doenças, em especial ao câncer de mama.

A gerente de RH da UGPE, Melry Oliveira, que organizou a ação interna da unidade, destacou que o objetivo da ação é intensificar o cuidado das mulheres com a prevenção ao câncer de mama.

“É um assunto extremamente importante, que não pode estar restrito ao mês de outubro, mas presente durante todo o ano. Queremos incentivar as mulheres da UGPE a ter esse autocuidado”, declarou.

A programação para os moradores do residencial Mestre Chico 2 contou com a parceria dos estudantes finalistas do curso de Psicologia da Universidade do Norte (UniNorte), que realizaram uma roda de conversa sobre a prevenção ao câncer de mama, a importância do autoexame e dinâmicas em grupo.

A moradora do Mestre Chico 2, Maria das Graças, afirmou que a conscientização sobre o câncer de mama é algo que tem de ser ensinado para todas as mulheres, pois muitas não têm o cuidado necessário e não fazem o autoexame.

“É importante ensinar a todas as mulheres a importância de se fazer a mamografia pelo menos uma vez ao ano”, afirmou a moradora.