Programa Ilumina+ alcança 75% de conclusão da meta para 2022

O programa estadual de modernização de iluminação pública, o Ilumina+ Amazonas, alcançou 75% de conclusão da meta para 2022. A iniciativa, que teve início em abril deste ano, já contempla 21 municípios e 24 comunidades rurais do estado. A expectativa é de que até o final do ano 28 cidades tenham a área urbana totalmente iluminada por LED.

Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa idealizado pelo governador Wilson Lima consiste na substituição de lâmpadas tradicionais por tecnologia LED. As novas luminárias, além de produzirem cinco vezes mais luminosidade, consomem até 60% menos de energia elétrica, impactando diretamente na conta de luz da população.

Segundo o coordenador executivo da UGPE, a modernização também contribui para promoção dos setores de turismo, economia e segurança das cidades alcançadas. O investimento total é de R$ 110 milhões.

“A iluminação em LED traz diversos benefícios. O primeiro deles, um dos mais importantes, é na segurança pública. Em Tefé, que foi o primeiro o município contemplado pelo programa, nós tivemos uma redução de 48%, comparado ao ano anterior, nos índices de roubo, furto e invasão em domicílio”, frisou.

No setor de economia, Leonardo ressalta os benefícios recolhidos pelos municípios e, ainda, que as luminárias são produzidas no Polo Industrial de Manaus, gerando maior produtividade para a Zona Franca.

“O ISS do serviço é recolhido todo para o município e, ao final da instalação, o parque é entregue para conservação e manutenção. Essas luminárias são todas produzidas no Polo Industrial de Manaus, a melhor maneira de fortalecer a nossa Zona Franca é gerando emprego e renda no Amazonas, e as luminárias são todas produzidas aqui”, explicou.

Tino dos Santos, 41, é comerciante de frutas e hortaliças no município de Manacapuru. Com uma barraca instalada na avenida principal da cidade, o vendedor espera um aumento nos lucros, uma vez que os compradores se sentirão mais seguros no local que fica aberto 24h.

“Tá de parabéns! Nós estamos recebendo uma iluminação de qualidade aqui na nossa cidade. Vai ajudar, aqui estava um pouco escuro, agora vai ficar melhor graças a Deus. As pessoas vão se sentir mais seguras. Só coisa boa para o nosso município”, comemorou.

Márcio Sandro, 39, também é manacapuruense. O prestador de serviços sociais comemorou a chegada da iluminação em LED no município. Apaixonado por atividade física, Márcio utiliza das vias para fazer caminhada e, agora, com maior segurança.

“Para nós é um sonho sendo realizado! Há muito tempo nós estávamos precisando dessa iluminação. Eu sou uma pessoa que pratica caminhada, então vai ser muito bom. Estão trazendo qualidade de vida pro povo, melhoria de vida para a população de Manacapuru”, ressaltou.

Dos 21 municípios alcançados, cinco contam com trabalho de instalação em andamento. São eles: Manacapuru, Benjamin Constant, Tabatinga, Carauari e Eirunepé. A ideia é de que, em 2023, o programa seja ampliado para o restante do Amazonas.