Programa de Saneamento Integrado de Maués

O ProsaiMaués é um programa de saneamento integrado e nasceu com o objetivo de contribuir para solucionar problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população de Maués. Entre as metas atingidas pelo programa estão; a redução das famílias que viviam sob o risco de inundações; melhorias no serviço de esgotamento e de abastecimento de agua potável para a população urbana e suas comunidades indígenas; assim como, fomentar o turismo através de suas obras de infraestrutura.

Obras de saneamento – O ProsaiMaués construiu mais de 18 mil metros de rede de coleta de esgoto e recuperou outros 13 mil metros de redes já existentes, que se encontravam danificadas e assoreadas. Recuperou uma estação de tratamento de esgoto, equipando-as com todos os equipamentos necessários para coletar e tratar o esgoto de mais de 50% das residências do município.

Captação e distribuição de água – O Prosai construiu 07 poços (sendo 6 poços de 80m e 1 poço de 60 m) para captação de água potável para a população que reside na área urbana do município, construiu reservatórios de água, localizados nos bairros do Ramalho Junior, Santa Luzia e Maresia. E através dessas obras, expandiu a capacidade de armazenamento de água do município em sete vezes, saltando de 227m³ para 1.700m³ de capacidade de armazenamento.

Água potável para indígenas – O programa realizou a construção de 13 poços com sistema movido a energia solar. A obra buscou solucionar problemas de abastecimento de água potável em áreas rurais e nas comunidades indígenas da região, no período de seca, época em que o nível da água dos rios baixa e acaba dificultando o abastecimento devido à distância e a qualidade da água com os níveis baixos do rio Maués Açu.

Intervenções Urbanísticas – O ProsaiMaués revitalizou o entorno das lagoas do Prata e do Maresia, criando ambientes dotados de equipamentos públicos como áreas de caminhada, academia ao ar livre e quadras para a prática de esportes. A Lagoa da Maresia fica na orla do município e trouxe um novo visual para a cidade para agregar com o segmento turístico da região.

Reassentamentos – Na área social, o programa reassentou famílias que viviam sob o risco de contaminação em áreas alagadiças e demais problemas ocasionados pelo lixo e esgoto a céu aberto. As famílias mudaram do entorno das lagoas do Prata e Maresia para locais com opções de viverem em moradias seguras e dotados de infraestrutura socioambiental adequadas.