PROSAMIM INICIA DESRATIZAÇÃO EM ÁREAS ONDE SERÃO FEITAS DEMOLIÇÕES DE CASAS

Nesta terça-feira,04 de setembro, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM), realiza serviço de desratização nas primeiras áreas  onde serão demolidas casas e palafitas, na Bacia do São Raimundo.

Serão demolidas 84 casas em área de interferência de obras do Programa, no bairro de Aparecida, e  640 no bairro São Raimundo. A previsão de início das demolições é dia 08 de setembro.

A ação de desratização iniciará  às 7h30 por becos localizados nas adjacências do Igarapé Belchior, no Bairro de Aparecida, entre as ruas Leonardo Malcher e Ramos Ferreira. Entre alguns dos becos que serão visitados pela equipe de desratização, contratada pelo Programa, estão o Belchior, Brasil, Vila Matias, Aparecida e Beco Guedes.

Para o controle de roedores serão utilizados pó de contato, iscas,blocos parafinados. Todos são  produtos em conformidade com as Normas nº 52 ,de outubro de 2009, e  nº 20 de maio de 2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O objetivo é evitar a proliferação de ratos já que os mesmos  são transmissores de  várias doenças,entre elas  a leptospirose e a  hantavirose, que pode ter contaminado, entre junho e agosto deste ano, cerca de 10.000 pessoas em alojamentos do Parque Nacional de Yosemite, no oeste da Califórnia (Estados Unidos).  A hantavirose causa a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH).

Outras doenças causadas por ratos são a peste bubônica, tifo murino,  salmonelose, triquinose, febre da mordida, sarnas e micoses.

Paralelo ao trabalho de  DESRATIZAÇÃO, o PROSAMIM já começou, na segunda-feira,03, a orientar a comunidade para colaborar com  o trabalho das equipes que estarão fazendo a desratização. Técnicos das áreas Ambiental e Social do Programa distribuiram material informativo para as famílias, visando estimulá-las  a adotarem práticas que dificultem a aparição e aumento  de roedores.

Algumas boas práticas para evitar roedores em área residencial é manter  o lixo embalado em sacos plástico, dentro de recipientes com tampa até a hora da coleta; evitar guardar desnecessariamente pneus velhos,madeiras, entulho de obras, metais (ferro velho),etc.; manter limpa e desmatada a área em torno da casa.