Acessibilidade

Prosamim recebe comitiva de arquitetos e urbanistas da França durante intercâmbio técnico de saneamento e habitação

Um grupo de arquitetos e urbanistas franceses conheceram nesta semana as futuras áreas de intervenção e um residencial do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A vista faz parte de um intercâmbio técnico com os franceses que tem o objetivo de realizar troca de experiências e boas práticas aplicadas em projetos habitacionais e de saneamento básico.

 

Ente as áreas visitadas estava o trecho do Igarapé do 40, próximo à avenida Maués, no bairro da Cachoeirinha, zona sul de Manaus. A intervenção do Prosamim no trecho Silves-Maués é uma obra complementar do Igarapé do 40. Esse trabalho vai reassentar 904 famílias, totalizando 5 mil pessoas, que vivem em condições precárias de moradia e saneamento.

 

Esse trecho a ser construído vai concluir o sistema viário da localidade, que vai funcionar como uma alternativa de trânsito, ligando a Manaus Moderna ao Distrito Industrial, para melhorar o fluxo de veículos na cidade.

 

“A visita ao igarapé do 40 foi para que os arquitetos e urbanistas observassem de onde inicia a transformação realizada pelo Prosamim, observando as condições insalubres vivenciadas pelas famílias. Os franceses puderam ver as marcações do nível da água da última cheia e o lixo acumulado trazido pelo igarapé”, explicou a subcoordenadora do setor social do Prosamim, Viviane Dutra.

 

O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destaca que o intercâmbio é mais uma prova de quanto trabalho realizado pelo Prosamim tem sido referência em sua proposta no País.

 

“A visita de comitivas e pessoas de outros estados e países interessadas em conhecer o Prosamim demonstra o quanto o trabalho do Governo do Estado tem sido eficaz na proposta desse projeto que tem sido modelo para o mundo e que se expande para outras localidades do nosso Estado”.

 

Parque Residencial- A visita contou também com a presença de técnicos do Instituto Municipal de Planejamento (Implurb). Após o Igarapé do 40, a comitiva seguiu para o Parque Residencial São Raimundo, zona oeste, onde puderam ver de perto o resultado após a revitalização realizada pelo programa.

 

Os franceses conheceram o escritório administrativo do residencial São Raimundo e toda a equipe profissional que atua nos projetos realizados na pós-ocupação junto aos moradores.

 

FOTOS: TIAGO CORRÊA

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana: Alessandro Bandeira (99119-5792), Eduardo Silva (98130-3990), Midiã Viana (99289-7724) e Tiago Corrêa (98249-0635).