Prosamin+ reforça e amplia medidas que garantem acessibilidade a idosos e pessoas especiais

Cerca de 37,7 milhões de pessoas no Brasil possuem 60 anos ou mais, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a expectativa é de que esse número deverá dobrar, até 2024. O número atual de idosos no país representa um quinto da população total de 210 milhões de habitantes, o que demanda atenção especial a esse público.

Na construção civil, por exemplo, os empreendimentos que são erguidos devem obedecer às normas e diretrizes de acessibilidade. O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, cita como exemplo, nessa linha, o novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O programa, segundo ele, trata com total atenção a questão da acessibilidade, com foco nos idosos e nas pessoas com deficiência. Nesse aspecto, apresenta diferenciais importantes que caracterizam a nova fase.

Os conjuntos habitacionais que serão construídos na área de intervenção do Prosamin+, nas zonas sul e leste de Manaus, foram projetados para que possam ser acessados de maneira universal, sem obstáculos ou desníveis que comprometam a livre circulação das pessoas. Os banheiros dos apartamentos, como relata o coordenador da UGPE, foram concebidos de modo que possam ser adaptados para dar acesso a pessoas com deficiência ou idosas. Serão 648 apartamentos, distribuídos em 81 blocos e 11 quadras habitacionais.

Outro aspecto que o programa procura oferecer, de acordo com ele, é a promoção do bem-estar das famílias, com especial atenção nos idosos e nas crianças. Dentro dessa linha, o novo Prosamin+ prevê a criação de academias ao ar livre, duas praças e quatro parques, ampliando as áreas verdes da cidade e proporcionando espaços de lazer e de prática de exercício.

A reestruturação viária do local, ele ressalta, vai permitir conectar os espaços públicos, para que os moradores possam, por exemplo, realizar caminhadas. “Serão também criados passeios e calçadas com dimensões adequadas e com acessibilidade universal. Travessias e acessos foram projetados em pontos estratégicos nos parques, praças e quadras habitacionais, para facilitar o deslocamento”, enumera. Além disso, Marcellus adianta que a área de intervenção do programa contará com espaço comercial, feira coberta e quiosques, de forma a favorecer a acessibilidade dos moradores locais, sem que precisem fazer grandes deslocamentos para uso dos serviços disponibilizados.

Tudo no Prosamin+, destaca Marcellus Campêlo, foi pensado e projetado para que os moradores sintam-se acolhidos. “Seguimos, na concepção do projeto, as coordenadas dadas pelo governador Wilson Lima, de oferecer aos idosos espaços qualificados, que atendam às suas necessidades e onde possam viver com segurança e com qualidade de vida”, afirmou.

FOTOS: Tiago Corrêa

Marcellus Campêlo considera que é preciso dar aos idosos as condições para que possam viver com dignidade. E isso vale, na sua opinião, para a construção de moradias que, ao serem projetadas, devem conter as adequações pertinentes para abrigar ou receber com segurança pessoas com idade mais avançada.

O ambiente doméstico, disse ele, deve reunir elementos como funcionalidade e praticidade e, de preferência, contar com espaço ao ar livre, para o lazer, para se exercitar ou mesmo interagir com a vizinhança, com os amigos. “Chegar à Terceira Idade é motivo de comemoração e o aumento da população idosa no país deve ser visto como algo positivo e que exige uma reflexão para o atendimento às necessidades específicas desse público, com projetos e planejamentos que levem em conta as suas demandas”, frisou.