Brincadeiras e atividades lúdicas na Colônia de Férias do Prosamim

Aula de dança com o professor Márcio Prata. Foto: Lucas Silva/SRMM-UGPE

O ritmo e o gingado da capoeira foram os protagonistas do penúltimo dia da Colônia de Férias no Parque Residencial Liberdade, que integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Componentes do grupo “Legião Brasileira de Capoeira” agitaram as crianças moradoras do parque e do entorno.

Durante a oficina de percussão ministrada pelo grupo, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer melhor o universo da capoeira, aprendendo a manusear instrumentos musicais como berimbau, pandeiro e atabaque. “É uma introdução ao contexto dessa arte milenar que é a capoeira. Nosso grupo é originário de Fortaleza (CE) e, para nós, é um prazer poder desenvolver nosso trabalho com o público infantil do Prosamim, apresentando toda a musicalidade da capoeira”, disse o professor André Júlio.

De acordo com Ivan Damasceno, que faz parte da equipe do Parque Liberdade, existe a intenção de realizar um trabalho mais aprofundado com o grupo. “É uma modalidade pela qual a comunidade se interessa muito e já pediu algumas vezes. Vamos elaborar um projeto junto ao grupo para atender tanto crianças quanto adultos e adolescentes”, antecipou Ivan.

A tarde também teve espaço reservado para uma aula de dança comandada pelo bailarino Márcio Prata, do projeto “Dança Para Todos”. “Fizemos uma parte teórica, falando sobre os benefícios da dança e quais são os diferentes estilos. Depois ensinamos algumas coreografias para as crianças, de ritmos como dança de salão, zumba axé e samba”, disse o professor, que acumula a experiência de 18 anos de carreira.

Parque Gilberto Mestrinho – Para o último dia de atividades da Colônia de Férias, a equipe socioambiental programou oficina de artesanato e de produção de sabão a partir do óleo e cozinha que é descartado. Ambas serão realizadas no parque Gilberto Mestrinho, mas o público do também pode participar. “Abrimos também para os adultos, porque abre uma possibilidade para geração de renda extra dentro das famílias do Prosamim”, destacou a assistente social Samara Holanda.

Parque Cajual – Depois de uma tarde de atividades ao ar livre nas brincadeiras do Circuito de Rua, realizado na quinta-feira (25/01), as crianças do Parque Residencial Cajual se preparam para o torneio de futebol de sabão que acontecerá nesta sexta-feira (26/01). A programação marca o encerramento da Colônia de Férias do residencial, que contou a participação de, aproximadamente, 40 crianças por cada dia de atividade.

A programação é realizada pela equipe social do programa do Governo do Estado, que é executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).