UGPE encerra campanha Março Lilás com serviços de saúde para mulheres dos residenciais do Prosamin+

Foram ofertados exames, vacinas, além de serviços de beleza e bem-estar.

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas ofertou, nesta quinta-feira (31/03), diversos serviços de saúde e bem-estar para as mulheres que moram nos residenciais Mestre Chico 2 e Liberdade, na zona sul de Manaus.

A programação, alusiva ao Março Lilás, de prevenção e combate ao câncer de colo de útero e ao mês dedicado às mulheres, foi realizada nos escritórios de Gestão Compartilhada (ELOs) do Programa Social e Ambiental de Manaus   e Interior (Prosamin+). No local, foram ofertados exames, vacinas, além de serviços de beleza e bem-estar.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, disse que a programação nos ELOs faz parte das ações socioambientais do Prosamin+.

No ELO Liberdade, localizado no Parque Residencial Liberdade, a programação, que contou com a parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) local, iniciou às 9h e se estendeu até as 16h, com exames preventivos e de vista, palestra sobre câncer do colo de útero e vacinação.

Foram oferecidas vacinas contra Hepatite, Sarampo, Febre Amarela e Antitetânica, vacinas contra HPV, para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e contra Meningite para o público acima de 14 anos, além de exames oftalmológicos e orientações sobre sintomas de Tuberculose. A programação finalizou com uma palestra sobre o câncer de colo de útero.

Moradora do Residencial Liberdade, a monitora de condução escolar, Silvania Marcolino de Souza, 58 anos, elogiou a iniciativa e disse que a programação do mês da Mulher já é tradicionalmente esperada pelas moradoras. “Faço meu preventivo anual aqui, porque a gente acaba não tendo muito tempo para ir no médico”, disse.

FOTOS: Tiago Corrêa

No residencial Mestre Chico, a parceria foi com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que ofertou serviços de beleza, como manicure e corte de cabelo, além de  orientação sobre maquiagem com representantes da marca Mary Kay e atividade laboral com massoterapeuta. A equipe jurídica da UGPE também disponibilizou  atendimento às mulheres.