UGPE inicia demolições das residências do Presidente Vargas para execução das obras do Prosamim  

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão responsável pela execução e acompanhamento do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), iniciou nesta terça-feira (12/11) as primeiras demolições na rua Walter Rayol, no bairro Presidente Vargas, zona sul da capital.

A intervenção na rua Walter Rayol, popularmente conhecido como Bariri, envolve a retirada das famílias que viviam com as constantes alagações provenientes das subidas dos rios para a execução da urbanização da área. Durante as obras, a UGPE vai atuar também na recomposição da vegetação do lugar por meio do plantio de mudas e paisagismo, criando praças e área de convívio social para a população das redondezas.

A UGPE irá proteger as áreas que foram desapropriadas, mantendo essas áreas livres de ocupação irregular. As obras do Governo do Estado no bairro Presidente Vargas fazem parte do Prosamim III e já retiraram mais de 150 famílias, que residiam em moradias que alagavam com as subidas do rio.

“Esse trabalho está sendo feito com planejamento entre órgãos competentes e nossos técnicos, e com todas as medidas cabíveis de segurança e licenciamento”, afirmou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

Ligação Viária Luiz Antony – A primeira intervenção do Prosamim no bairro Presidente Vargas iniciou em 2017 com a Ligação Viária Luiz Antony, que está em fase de finalização. A intervenção do programa retirou 376 famílias que viviam sob o risco das inundações e realizou obras de urbanização no local.

As obras da Ligação Viária Luiz Antony contemplam a construção de uma pista que interliga a ponte Kako Caminha, na zona oeste, ao Centro da cidade pela rua Luiz Antony, bairro Aparecida. A pista tem 1,1 quilômetro de extensão, incluindo orla, mão dupla e será equipada com ciclovias, praças, quadras para a prática de esporte e playground para crianças. As obras de todo complexo têm o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo do Estado.

FOTOS: Divulgação/UGPE

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus: Alessandro Bandeira (99119-5792), Eduardo Silva (98130-3990) e Midiã Viana (99289-7724).