UGPE promove atividade de conscientização ambiental para crianças do residencial Mestre Chico

UGPE promove atividade de conscientização ambiental para crianças do residencial Mestre Chico

 

Os pequenos plantaram mudas de árvores frutíferas e assistiram à apresentação musical dos Garis da Alegria

 

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas promoveu atividades educativas com as crianças do residencial Mestre Chico, na zona sul, área de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Entre as atividades desenvolvidas, as crianças participaram de plantio de mudas de árvores frutíferas e apresentação musical dos Garis da Alegria, grupo cultural da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

De acordo com a subcoordenadora do setor social da UGPE, Viviane Dutra, compreender  a importância da preservação ambiental na infância é fundamental para o desenvolvimento de adultos mais conscientes. “É a oportunidade para criarem hábitos de sustentabilidade agora, para que no futuro sejam instrumentos de transformação socioambiental”, ressaltou.

Da mesma opinião compartilha a especialista em gestão de meio ambiente, Camila Fuziel. “O que a gente aprende quando criança,  leva para vida. Então, é muito importante imprimir na criança essa cultura de sensibilização ambiental”, afirmou.

Desde muito pequena, a estudante Thavine Martins (12) é estimulada a entender a importância da preservação ambiental e o consumo sustentável. “A gente separa o lixo dentro de casa, porque se jogar na rua vai poluir”. A estudante disse que já aprendeu o processo de reaproveitamento, principalmente, de garrafas pets. “Aqui, eu aprendi a reciclar. Aqui, no Prosamin+, aprendi sobre a importância de preservar o meio ambiente”, explicou.

Semana do meio ambiente da UGPE – A semana do Meio Ambiente teve início na quarta-feira (01/06) e segue até a próxima sexta-feira (10/06), com uma programação extensa de atividades voltadas para os colaboradores do Prosamin+ e para beneficiários. Nesta quarta-feira (08/06), a UGPE promove uma mesa redonda sobre reciclagem em Manaus. Já na quinta-feira (09/06), o saneamento básico no Amazonas é o foco de uma palestra, que será ministrada para funcionários e parceiros da UGPE. Na sexta-feira (10/06), as atividades encerram com a palestra do embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, o biólogo Daniel Santos.