UGPE realiza ação de saúde aos moradores de parques residenciais do Prosamin+

A ação contou com a parceria de técnicos da Semsa Manaus e de estudantes de saúde da UniNorte

Com o intuito de promover saúde e bem-estar, o social da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realizou, nesta sexta-feira (27/08), uma ação de saúde direcionada aos moradores dos parques residenciais Mestre Chico 1 e 2 e entorno, com atendimentos realizados no escritório de gestão compartilhada (Elo), localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul da cidade.

Durante a ação, foram oferecidos procedimentos rápidos e exame ginecológico, fruto de uma parceria entre o Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus), com participação de acadêmicos finalistas do curso de Ciências da Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte).

A ação atendeu 61 beneficiários do Prosamin+, com testes rápidos de glicemia, hepatite B e C, VDRL (Sífilis), aferição de pressão arterial e coleta de exame ginecológico preventivo.

De acordo com a assistente social do Prosamin+, Vânia dos Santos, o foco principal foram os exames preventivos. “O evento foi gradativo quanto ao público. Porém, os resultados foram alcançados e a equipe de saúde atingiu a meta referente ao quantitativo de exames realizados”, conta Vânia.

A assistente social também informa que a ação ocorreu com a capacidade de público reduzida devido às diretrizes de saúde e segurança por causa da pandemia de Covid-19.

A subcoordenadora do social da UGPE, Viviane Dutra, afirma que as ações sociais são voltadas para o bem-estar, geração de renda e capacitação dos beneficiários do Prosamin+.

“O Prosamin+ é um programa com ações sociais múltiplas e que contam com parceiros importantes para a realização dessas ações. A UniNorte e a Semsa são parceiros históricos do programa e, habitualmente, oferecemos ações de saúde e cidadania aos beneficiários do programa”, afirmou Dutra.