UGPE realiza sensibilização sobre interdição da avenida Tarumã

Interdição se deve a obra do Prosamim e inicia na segunda-feira (10/05), ficando liberado apenas o acesso ao local

Técnicos e assistentes sociais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizaram nesta sexta-feira (07/05) uma ação de sensibilização sobre a interdição em parte da avenida Tarumã, em virtude da obra do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), localizada no igarapé Mestre Chico, no trecho entre a avenida Duque de Caxias e a rua General Glicério, zona sul de Manaus.

A obra faz parte da intervenção do Prosamim e contempla a construção de um novo Parque Urbano, no trecho entre as avenidas Leonardo Malcher e Parintins. O parque será dotado com obras de esgotamento sanitário e macrodrenagem, como também praças, academias ao ar livre, quadras multiuso e playground infantil. A recomposição da flora do local também será contemplada com o plantio de mudas e paisagismo.

A sensibilização realizada pelo setor social da UGPE teve como objetivo explicar e alertar os moradores da área sobre a interdição e os procedimentos de segurança ao redor do canteiro de obra. Os técnicos distribuíram panfletos com informações para evitar transtornos e acidentes durante a restrição no local.

A interdição inicia a partir da próxima segunda-feira (10/05), ficando liberado o acesso ao local apenas dos moradores da área, e permanecerá até o término da obra. Essa medida visa garantir a segurança dos moradores e transeuntes, em virtude da necessidade de acesso ao canteiro de obras com materiais, máquinas e equipamentos pesados.

Trânsito no local – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) aconselha os condutores que circulam na avenida Tarumã e desejam ir ao Centro que sigam pela rua Visconde de Porto Alegre, depois acessem a avenida Tefé e em seguida a rua General Glicério, a fim de chegarem à avenida Parintins, para seguir o fluxo normal.

O motorista que desejar seguir para a rua Duque de Caxias poderá seguir normalmente. Os itinerários estarão sinalizados com placas, para indicar o desvio dos veículos.

Para os usuários do transporte coletivo, a linha 350, que tem o trecho interditado no itinerário, também sofrerá alterações. No sentido bairro/T2, o ônibus seguirá na rua Tarumã, depois acessa a rua Visconde de Porto Alegre, em seguida acessa a rua Tefé, seguindo o itinerário normal pela avenida Castelo Branco.

A subcoordenadora do Social da UGPE, Viviane Dutra, afirma que as ações de sensibilização são comuns em todos os programas que a UGPE executa e que podem impactar de alguma maneira a população do entorno.

“O diálogo é uma premissa constante em todas as obras executadas pela UGPE, pois atuamos na mitigação dos impactos socioambientais gerados através de nossas intervenções. Desde os momentos iniciais dos estudos para a concepção de nossos projetos, a população que vai ser beneficiada recebe todas as informações necessárias”, afirmou a subcoordenadora.