Obras do Prosamim recebem inspeção do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Obras do Prosamim recebem inspeção do Banco Interamericano de Desenvolvimento

 

As obras do Governo do Estado executadas por intermédio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) estão sendo inspecionadas por um especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de acompanhar os avanços das intervenções executadas pelo programa. As atividades iniciaram nesta terça-feira (21/07) e seguem na quarta (22/07).

 

Nesta terça-feira, o especialista do BID, acompanhado dos subcoordenadores da Área Ambiental e de Engenharia da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pela execução e fiscalização das obras do Prosamim, visitaram e avaliaram o andamento das intervenções urbanísticas em execução nos igarapés do 40 e do Mestre Chico, além da Estação de Tratamento de Esgoto que está sendo construída no bairro de Educandos.

 

O subcoordenador de Engenharia da UGPE, engenheiro civil João Benaion, explica que o especialista do BID avalia o andamento das obras e o cumprimento dos cronogramas alinhados com o banco. “Nós mantivemos equipes reduzidas durante o período de pandemia, com o intuito de que o impacto no andamento das obras fosse o mínimo possível”, assinala.

 

O Prosamim está executando as últimas obras previstas dentro das intervenções da terceira fase do programa, conhecido como Prosamim III, e que vêm sendo executadas desde o ano de 2012, após a assinatura do contrato de empréstimo com o órgão financiador. A terceira fase do programa concentrou suas intervenções na bacia do São Raimundo e contemplou obras de mobilidade urbana, sistema de esgotamento sanitário, praças, parques e residenciais.

 

Intervenções e ETE – As obras no trecho do Igarapé do 40 estão localizadas entre as avenidas Silves e Maués, e preveem retirar do leito do igarapé cerca de 1.378 imóveis, onde residem mais de 6 mil pessoas. O projeto na área vai construir uma pista interligando o Distrito Industrial ao Centro da cidade por meio da Manaus Moderna.

 

As obras no igarapé Mestre Chico, no trecho que compreende as avenidas Leonardo Malcher e Parintins, contemplam a construção de um parque urbano dotado de redes de coleta de esgoto, praças, áreas de lazer, paisagismo, recomposição da flora e playground infantil, totalizando uma área de 15.742,46m².

 

A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já alcançaram 67% da execução. A intervenção vai beneficiar diretamente mais de 130 mil pessoas com coleta e tratamento de esgoto.

 

Fiscalização – O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, lembra que a fiscalização do BID é realizada trimestralmente, em todos os aspectos inseridos nas intervenções do Prosamim, englobando o social, o financeiro e de engenharia.

 

“Os padrões de execução e fiscalização do banco são rigorosíssimos, e seus desembolsos seguem de acordo com o andamento das obras e das desapropriações. Especialistas de cada área vêm até Manaus regularmente com o objetivo de atestarem os avanços das obras e a correta execução do projeto”, apontou.