Iluminação de LED chega a Belém do Solimões, segunda maior área indígena do país

Iluminação de LED chega a Belém do Solimões, segunda maior área indígena do país

 

­A comunidade localizada em Tabatinga recebeu a implantação de 340 pontos de iluminação pública de LED por meio do Ilumina+ Amazonas

A comunidade indígena Belém do Solimões, localizada no município de Tabatinga, a 1.100 km de Manaus, recebeu iluminação de LED, por meio do programa Ilumina+ Amazonas. Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão do Governo do Estado, o programa de modernização da iluminação pública do interior implantou 340 pontos de LED na comunidade, que fica no extremo oeste do estado, na divisa com a Colômbia. A região ganhou uma iluminação de qualidade, com eficiência energética e sem prejuízos ao meio ambiente.

Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, o trabalho na comunidade foi todo realizado no último  sábado (12/11). “Em apenas um dia, 100% do local já contava com a nova tecnologia. Ao todo, 47 pontos receberam iluminação pela primeira vez e as demais luminárias substituíram as lâmpadas convencionais com pouca luminosidade e baixa eficiência utilizadas até então”, destacou.

O Estado do Amazonas é o que possui a maior quantidade de indígenas do Brasil, abrigando 160 mil dos 896 mil que vivem no país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comunidade Belém do Solimões possui dez aldeias que formam a segunda maior população indígena aldeada, ficando atrás apenas da terra Yanomami, que abrange os Estados do Amazonas e Roraima. São mais de 5,2 mil indígenas, em sua maioria da etnia Tikuna, vivendo nessa comunidade.