Crianças do Parque Residencial Mestre Chico visitam o Museu Fonte do Saber

A atividade foi organizada pela UGPE, envolvendo moradores de área do Prosamin

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas proporcionou, nesta sexta-feira (27/01), uma visita ao Museu Estação Fonte do Saber para crianças do Parque Residencial Mestre Chico II, área do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin).  O museu pertencente à concessionária Águas de Manaus e está localizado na Avenida André Araújo, Aleixo.

De acordo com o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a visita faz parte da programação de educação ambiental do Prosamin. “É uma forma de despertar nas crianças, desde cedo, a consciência ambiental, para que saibam o valor da água para a preservação da vida no planeta”, afirmou.

A Águas de Manaus é parceira de sustentabilidade da UGPE há 16 anos, no Prosamin+. As visitas guiadas ao museu, que foi fundado no ano passado, têm como foco demonstrar, de forma lúdica, como ocorre o tratamento da água potável até chegar nas residências e a importância do recurso mineral.

“Uma das disciplinas trabalhadas com as famílias reassentadas é o entendimento de como funciona o tratamento de água e esgoto e a necessidade de economia do uso de água nas unidades habitacionais”, disse a subcoordenadora do setor Social da UGPE, Viviane Dutra.

É a primeira vez que crianças moradoras do Prosamin visitam o museu. Participaram da ação cerca de 22 crianças, com idades entre 3 e 14 anos. Elas puderam ver de perto um espaço similar ao de um laboratório de ciências, onde aprenderam sobre o tema ‘Da água que usamos à água que esgotamos: cuidando da saúde do planeta’, mostrando o ciclo que percorre, desde a retirada dos mananciais, o uso, até seu retorno à natureza.

“A dinâmica é muito interessante e importante para as nossas crianças, porque, desde cedo, elas aprendem, por exemplo, a não jogar resíduos plásticos no chão, para não entupir os bueiros e provocar alagação. É importante, também, que vejam o tratamento e a devolução da água para a natureza”, destacou a moradora do Residencial Mestre Chico II, Joyce Freitas, que acompanhou a filha Ester, de três anos.

A visita ao Museu Estação Fonte do Saber é dividida em três partes: A Água no Mundo, que mostra o volume real de água doce existente no planeta e a quantidade disponível para consumo humano; Vila do Saneamento, onde são explicadas as diferenças entre as redes de água tratada, de esgoto e pluvial; e, por fim, a Estação de Geração de Energia Elétrica. A estação é constituída por quatro bicicletas geradoras, sendo uma adaptada para cadeirantes.  Quando acionadas, as bicicletas geram energia suficiente para fazer funcionar as bombas que levam o líquido até as caixas d’água dos prédios.

Na área externa, as atrações são interativas. No local, tem uma réplica do Reservatório do Mocó e de uma casa com o circuito hidráulico aparente, simulando desde a entrada até a saída para a rede de esgoto. Assim, os visitantes veem de perto os vazamentos mais comuns e seus impactos no consumo, despertando a consciência para o uso correto da água e como acompanhar o consumo através do hidrômetro.

A área também conta com uma sequência de diorama com três painéis explorando a arte RGB. O objetivo é mostrar o papel e a importância da participação da população nos processos de preservação da vida no planeta. Neste espaço, os visitantes podem visualizar paisagens conflitantes da cidade de Manaus, com e sem tratamento de esgoto.