Governo apresenta ao BID as metas e avanços do Prosamim III

Banco avalia aspectos relacionados ao reassentamento, avanço de obras e questões ambientais

 

As metas e avanços da terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), foram apresentadas, pelo Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), nesta sexta-feira (06/08), na sede da unidade, através de videoconferência com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As avaliações estão previstas nos contratos, onde especifica-se que a UGPE apresenta a cada três meses os aspectos e progressos de todo o programa. Durante as inspeções são avaliados aspectos de Engenharia, Ambiental, Social e Financeiro.

O programa, atualmente, está executando as últimas intervenções do Prosamim III, que englobam obras de infraestrutura, mobilidade urbana e saneamento básico.

Sendo uma missão de monitoramento, a subcoordenadora do setor social, Viviane Dutra, explica que, após o encerramento do contrato de empréstimo em junho desse ano, essa é a primeira prestação de contas e que são avaliados três pontos importantes.

“Então eles vão olhar o programa como um todo, mas, prioritariamente, as metas de reassentamentos, de execução de obras e os aspectos ambientais”, explica Dutra.

Durante a reunião, foram apresentados aos especialistas do BID os avanços das quatro frentes de reassentamentos do Prosamin III, que estão localizadas em um trecho do Igarapé Mestre Chico; entre as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã; no Igarapé do 40, no trecho entre as avenidas Silves e Maués; e o Igarapé Manaus.

As obras dos passivos, da Estação de Tratamento do Esgoto (ETE), construída no bairro Educandos; a intervenção de mobilidade urbana no igarapé do 40; e o novo parque urbano que está sendo construído em um trecho do igarapé Mestre Chico, que compreende os trechos da avenida Leonardo Malcher a Tarumã; além de todos as questões ambientais que foram executadas durante as intervenções.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirma que o BID realiza um acompanhamento criterioso das suas obras.

“A equipe da UGPE carrega uma experiência louvável na execução de três fases do Prosamim e em inúmeras obras, o que oportuniza que já tenhamos um alinhamento prévio de acordo com as exigências que são feitas pelo órgão. O Prosamim é um modelo de sucesso não só para as milhares de famílias beneficiadas pelas suas obras, como também para o órgão que financia parte dos recursos que utilizamos”, afirmou Campêlo.