Governo do Amazonas começa a implantar iluminação de LED em Codajás

Governo do Amazonas começa a implantar iluminação de LED em Codajás

 

A cidade está recebendo 1,5 mil pontos de iluminação, beneficiando 19 bairros

 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas inicia nesta sexta-feira (02/11) o processo de implantação de luminárias de LED no município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus). Serão instalados 1,5 mil pontos de iluminação. O sistema chega a 19 bairros, que atualmente utilizam as lâmpadas de vapor metálico e de sódio ou não contam com qualquer tipo de iluminação nas vias.

A modernização do sistema está sendo realizada por meio do programa  Ilumina+ Amazonas. Ao final dos trabalhos, Codajás passará a ser a 26ª cidade a contar com a iluminação 100% em LED. Até dezembro, o Amazonas terá pelo menos 28 municípios contemplados pela nova tecnologia, considerada a alternativa mais sustentável para iluminação pública. A implantação do LED garante maior eficiência energética, com redução no consumo de energia, que pode chegar a 60%.

Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o programa de modernização da iluminação pública no interior é um investimento importante feito pelo Governo do Estado, que já alcançou municípios em todas as calhas, nesta primeira fase. “Implantamos LED desde a região metropolitana de Manaus até o Alto Solimões, na fronteira. É um grande trabalho, com resultados de proporções ainda maiores, pois significa integração entre os moradores, mais qualidade de vida, segurança e bem-estar”, enfatizou.

Nos próximos dias, Apuí e Anori também receberão as equipes técnicas para início da implantação do sistema.