Governo do Amazonas realiza ação ‘Novembro Azul’ entre os servidores da SRMM-UGPE

Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

Hoje foi dia de vestir azul e falar sobre prevenção do câncer na sede da Secretaria de Estado e Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE/Prosamim). A programação, alusiva à campanha “Novembro Azul”, foi dedicada aos colaboradores da instituição e contou com a presença do secretário da Seinfra, Oswaldo Said, do secretário executivo da SRMM, Elânio Gouvêa, e do coordenador executivo da UGPE/Prosamim, Claudemir Andrade.

A programação, realizada pelo Governo do Estado do Amazonas, começou com palestra sobre orientação em saúde ministrada pelo técnico de enfermagem, Paulo Henrique Freitas, e pelo médico do trabalho, Dr. Ricardo José Cardoso. Também foram exibidos vídeos educativos sobre a doença e com “mitos e verdades”.

Subcoordenador de Engenharia da SRMM, Marcelo Rodrigues, conta como venceu o câncer. Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

O subcoordenador de Engenharia da SRMM, Marcelo Rodrigues, também participou com palestra motivacional. Ele enfrentou um câncer e, em tom descontraído, deu depoimento pessoal contando como foi todo o processo desde o diagnóstico até a cura da doença. Também falou sobre valorização da vida, autoestima e encorajou todos a realizarem exames preventivos.

O coordenador da UGPE/Prosamim, Claudemir Andrade, falou sobre preconceito e saúde. “Nós, homens, costumamos ser negligentes com a nossa saúde. O homem culturalmente não cuida da sua saúde. Talvez pelo tempo dedicado ao trabalho e às preocupações do dia a dia, por medo ou até mesmo por preconceito. O preconceito, na verdade, é uma grande bobagem. Então, o meu alerta, como homem, é: cuide-se, ame-se e viva bem”, enfatizou.

Secretário Executivo da SRMM, Elânio Gouvêa, e o Coordenador Executivo da UGPE, Claudemir Andrade, entregam homenagem ao servidor Alcino Henriques. Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

Visita ao canteiro de obras

Entre as principais ações da Secretaria estão as visitas aos canteiros das obras da Ligação Viária Luiz Antony, no Centro de Manaus, para conversas com os trabalhadores, que receberam orientações à respeito da importância da realização de exames preventivos e material contendo mitos e verdades sobre a doença.

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana (SRMM), Elânio Gouvêa, ressalta a importância destas ações. “Essa é a primeira vez que uma ação do Governo do Amazonas vai direto aos canteiros de obras, para conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção contra o câncer. Queremos mostrar aos trabalhadores dos canteiros de obras que a prevenção é o melhor remédio”, afirmou.