Governo interliga novas redes de coleta de esgotos do Prosamim no Igarapé Mestre Chico

Interligação ocorreu no trecho da avenida Leonardo Malcher e ampliou para 2,8km de redes construídas pelo Prosamim no igarapé

Com a expectativa de melhorar o saneamento básico dos residentes na área do igarapé Mestre Chico, o Governo do Estado, através da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), interligou, nesta quinta-feira (24/06), a nova rede de coleta de esgoto construída pela terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), às redes construídas na primeira fase do programa na área, localizada na avenida Leonardo Malcher, zona sul da cidade.

A obra do novo parque urbano do Prosamim na área, contempla também, a ampliação da rede de esgoto, que o programa vem construindo no igarapé Mestre Chico, desde suas fases iniciais. O programa já havia construído 1,9km de rede de coleta, e com a ampliação contemplada no Prosamim III, soma-se mais 995 metros de novas redes, totalizando 2,8km de redes coletoras em todo trecho do igarapé Mestre Chico, que foi requalificado pelo Prosamim.

A interligação das redes de esgoto utilizou um método não destrutivo, chamado furo direcional, que é um meio rápido e seguro de passar dutos e cabos por toda a extensão de uma estrutura, por meio de uma abertura horizontal localizada abaixo dos níveis da fundação da estrutura.

A interligação ocorreu no trecho da avenida Leonardo Malcher, e, segundo a engenheira da UGPE, Tatiana Lachi, a escolha do método “furo direcional” se deu devido ao grande fluxo de veículos que a avenida possui diariamente.

“Os nossos levantamentos apontaram que a solução de engenharia mais adequada, nesse caso, seria de realizar a interligação sem precisar escavar o solo e, consequentemente, interditar essa avenida, que possui grande fluxo de veículos diariamente. Com o método do furo direcional, conseguimos executar a interligação da nova rede e não trouxemos transtorno para o trânsito e nem para os moradores da área”, afirmou Lachi.

Novo Parque Urbano do Prosamim – A requalificação desse trecho do igarapé Mestre Chico contempla a construção de um novo parque do programa, e que vai abranger as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã.

O espaço contará com uma extensão de mais de 15 mil metros quadrados (m²), dotadas de quadras para prática esportiva, academias ao ar livre, playground infantil, balanços, escorregadores, praças e obras de esgotamento sanitário.