A instituição - UGPE

A instituição

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), é o órgão responsável pela execução de projetos especiais designados pelo governador do estado, atuando também na elaboração, acompanhamento e fiscalização de programas como: o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM); o Programa de Saneamento Integrado de Maués (PROSAIMAUÉS); e o mais recente, o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (PROSAMIN+).

A UGPE nasceu a partir da Lei Complementar nº. 4.163, de 9 de março de 2015, que criou o Regimento Interno da UGPE e vinculou a mesma à Secretaria de Estado da Região Metropolitana (SRMM), a partir da lei 4.172/215, que foi modificada em 2019, após reforma administrativa através de um Projeto de Lei que incorporou a SRMM, vinculando a mesma, à Secretaria de Estado de Infraestrutura, que passou a se chamar de Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (SEINFRA), com autonomia administrativa, operacional, orçamentária e financeira.

Os Programas e Projetos Especiais da Unidade Gestora, dentre outras finalidades, têm por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Amazonas por meio do desenvolvimento econômico; modernização administrativa; desenvolvimento ambiental; social; urbanístico e de infraestrutura.

Todas as ações realizadas pela UGPE referente aos seus projetos se dão em maior parte por financiamento internacional, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Todos os financiamentos internacionais possuem regras claras a se seguir, especialmente referentes as áreas socioambientais, com políticas especificas para que as obras tenham sempre cuidado para com as pessoas e o meio ambiente, e com funcionalidade e sustentabilidade.

A UGPE tem como funções principais preparar as documentações necessárias para licitações e encaminhá-las à Subcomissão Especial de Licitação (CEL), que foi criada especificamente para homologar os processos licitatórios e assinar os contratos do programa. A UGPE aprova, revisa e supervisiona as obras e projetos do Prosamin+.

A UGPE também aprova os demonstrativos de pagamentos e verifica as exigências de cada subcoordenadoria envolvida na execução do programa, como por exemplo, coordenar ações de fortalecimento institucional com entidades do Estado e do município para garantir a manutenção e a conservação dos espaços construídos pelo programa.

 


MISSÃO

Elaborar e executar Programas e Projetos que contribuam para o desenvolvimento social, ambiental e econômico, melhorando a qualidade de vida da população do Estado do Amazonas.

 

VISÃO DE FUTURO –  INSTITUCIONAL

Ser reconhecida nacionalmente pela excelência em gestão pública de Programas e Projetos que contribuam para o desenvolvimento social, ambiental e econômico, melhorando a qualidade de vida da população do Estado do Amazonas

 

VALORES

Foco no Resultado

Ser proativo, responsável e organizado na execução das atividades necessárias para garantir o cumprimento das metas estabelecidas.

 

Respeito

Tratar os colegas, gestores, subordinados, autoridades, beneficiários e comunidade da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados.

 

Abertura para Mudanças

Criar e apoiar novas formas   de trabalho para melhorar a qualidade, o ambiente, a segurança, reduzir custos, prazos e proteger o meio-ambiente.

 

Trabalho em Equipe

Cooperação mútua nas atividades e tarefas necessárias para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos.

 

Comprometimento

Ser diligente, cuidadoso, zeloso e responsável, cumprindo horários e prazos estabelecidos.

 

Senso de urgência

Tenha senso de urgência nas demandas e atribuições lhes conferidas. Sempre buscando executar as tarefas no menor tempo possível com a máxima precisão e qualidade.