Investimentos em saneamento básico, pelo Prosamin+, ampliaram a cobertura de esgoto em Manaus

Investimentos em saneamento básico, pelo Prosamin+, ampliaram a cobertura de esgoto em Manaus

 

 

De acordo com o Ranking do Saneamento 2022 do Instituto Trata Brasil, a cobertura aumentou 76,5% em apenas dois anos

 

 

Os investimentos em saneamento básico feitos pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ajudaram a aumentar a cobertura de tratamento de esgoto sanitário em Manaus. Conforme o Ranking do Saneamento 2022 do Instituto Trata Brasil e GO Associados, divulgado recentemente, o Indicador de Atendimento Total de Esgoto de Manaus deu um salto de 76,5% em apenas dois anos, saindo de 12,43%, em 2020, para 21,95%, em 2022.

 

“A situação atual está longe de ser a ideal, mas mostra que estamos num caminho de recuperação de anos de estagnação. A atual gestão do Governo do Amazonas tem dado a sua contribuição à Prefeitura, que também está sob nova administração. Temos certeza que a situação de Manaus em saneamento irá melhorar ainda mais”, afirma o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

 

Em agosto de 2021, o governador Wilson Lima inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Waldir Brito, localizada no bairro Educandos. O investimento foi de R$ 50,9 milhões, sendo 72% oriundos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 28% a contrapartida direta do Estado.