Acessibilidade

Obras de Saneamento do Prosamim são Inspecionadas

 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) iniciou nesta semana a inspeção das obras de saneamento do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) nos bairros das zonas oeste e sul de Manaus, para avaliar a funcionalidade das estruturas dos serviços realizados pelas empresas prestadoras de serviços de infraestrutura. Essa é a segunda inspeção realizada neste mês de abril nas obras do Prosamim, antes de serem inauguradas oficialmente pelo Governo do Estado.

 

Na primeira etapa de inspeção, a equipe da UGPE verificou as obras das praças e áreas de lazer no bairro de Presidente Vargas. Nessa segunda fase, as inspeções estão sendo feitas nas seis Estações Elevatórias de Esgoto construídas pelo Prosamim nos bairros da Aparecida, Presidente Vargas, São Raimundo, Centro, Glória e Santo Antônio.

 

Os engenheiros da UGPE estão verificando a parte de estrutura das estações, a instalação das bombas e tubulações, assim como a inspeção da instalação elétrica das estações.

 

“A inspeção é um check list realizado pela nossa equipe de engenharia para certificar a qualidade das obras e a correta execução de todo o projeto do programa. O programa preza pela qualidade dos espaços que constrói para a população, e essas inspeções ao fim da construção garantem que tudo que foi contratado foi realizado”, explicou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

 

Obras – O Prosamim vem executando uma série de obras de saneamento básico em bairros nas margens da bacia do São Raimundo, que incluem a construção de 24 quilômetros de redes de coleta de esgoto, já concluídas; as seis estações elevatórias; e a ETE Educandos, que vai tratar o esgoto de maneira adequada antes de ser enviado ao rio Negro.

 

As Estações Elevatórias de Esgoto construídas pelo Prosamim são sistemas de armazenamento e bombeamento dos efluentes das residências até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída pelo programa nas margens da bacia do Educandos.

 

Proteção – O trabalho executado pelas equipes do Prosamim vem seguindo as regras e medidas de prevenção de combate ao Covid-19. As equipes trabalham de forma escalonada e com equipamentos de proteção individual (EPI).

 

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE