Criatividade e união no concurso da árvore de Natal mais bonita do Prosamim

O concurso da árvore de Natal mais bonita do Prosamim foi lançado na última sexta-feira (1º/12), durante a abertura do “Natal nos Parques”. A festa foi no Residencial Liberdade, vencedora do concurso no ano passado. Este ano, a programação de Natal nos residenciais entrou no calendário oficial de fim de ano do Governo do Amazonas.

A disputa da “Árvore mais Bonita” começou no sábado (02/12), e segue até o dia 16 de dezembro. A votação é aberta para todos e feita pela internet, exclusivamente na página oficial do Governo do Estado no Instagram (@governo_do_amazonas) e Facebook (https://www.facebook.com/GovernodoAmazonas/).

Os moradores dos quatro parques residenciais estão se mobilizando para conseguir votos e levar a premiação. A vencedora será a que tiver maior número de reações “Amei” e compartilhamentos juntos.

Os participantes são os Parques Residenciais do Prosamim Mestre Chico, Centro; Liberdade, no Morro da Liberdade; Cajual; no Santa Luzia; e São Raimundo, no bairro São Raimundo.

A temática de cada árvore – Cajual: Os moradores do Parque Cajual capricharam na criatividade, aproveitando vários tipos de materiais reciclados com motivos infantis, como rolo de papel higiênico, tubos de cano, latas de leite, caixas de papelão, garrafas pet, cartelas de ovos, garrafas de iogurte, garrafas de água sanitária, emborrachados, arames, paletes de compensado, pneus, mangueiras de ar e tinta. O Papai e Mamãe Noel foram desenhados e costurados de retalhos de pano e feltro. Os anjos foram feitos com garrafas pet, papelão e isopor.

Árvore do Prosamim Cajual. Foto: Tiago Corrêa

São Raimundo:  No Parque São Raimundo, a árvore ganhou motivos florais e românticos, trabalhados em cima da mensagem da temática “Natal com +Amor”. Os efeitos consistiram em flores, estrelas e anjos confeccionados com emborrachado EVA nas cores vermelho, verde e amarelo.

Árvore do Residencial São Raimundo. Foto: Tiago Corrêa

Liberdade: Com muita união e dedicação, os moradores do Parque Liberdade quiseram mostrar o carinho da comunidade em cada ação. Laços vermelhos e dourados deram o brilho para a árvore, bem como anjos produzidos a partir de pratinhos descartáveis. O presépio também é feito com copos e pratos descartáveis. A mensagem é para transmitir amor, carinho e a liberdade.

Festa de abertura no Prosamim Liberdade. Foto: Tiago Corrêa

Mestre Chico: A árvore do Parque Mestre Chico foi confeccionada com motivos de corações vermelhos e laços dourados, feitos com EVA e TNT com glitter, simbolizando a temática “Natal com + Amor ladeado”. O cenário para foto foi composto com um presépio vivo com as crianças da comunidade e bonecos de neve. A ponteira é uma estrela com coração no meio. Os mais de 500 corações foram desenhados, cortados e costurados pelos comunitários. O boneco de neve é feito de pneu reciclado e as henas de plástico e aço.

Presépio vivo das crianças da comunidade deu o brilho à árvore do Prosamim Mestre Chico. Foto: Tiago Corrêa

A montagem – A concepção de cada árvore de Natal – que possui 5 metros de altura – envolveu um trabalho coletivo, com a participação de crianças e até idosos. As comunidades pensaram na temática e começaram os preparativos com oficinas de artesanatos no início de novembro.

Cada grupo de moradores desenvolveu temáticas diferentes, trabalhando com cores e ornamentos únicos e especiais, tanto nas árvores quanto na base que compôs o conjunto cênico natalino.

O concurso é uma maneira de premiar o desempenho dos comunitários e estimulá-los a cuidar e valorizar o espaço em comum, explica a subcoordenadora social da UGPE, Viviane Alves.

A comunidade vencedora do concurso irá ganhar 50 cestas básicas. O segundo lugar será premiado com um troféu, enquanto o terceiro e quarto lugar ganharão certificado de participação.