Sedurb e BID estão em Parintins, trabalhando no diagnóstico do sistema de água e esgoto, para implantação do Prosai

O programa, de obras múltiplas, prevê investimentos na ordem de U$ 87,5 milhões, no município

Equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), está em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), trabalhando no planejamento das ações do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). O objetivo da missão, que conta com a presença de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é concluir todos os detalhes do diagnóstico do sistema de água e esgoto da cidade, com vistas à implantação do programa.

Os trabalhos iniciaram nesta quarta-feira (17/05) e seguem até sexta (19). O Prosai tem investimentos na ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo BID e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões. Parte dos recursos será para saneamento básico.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo, as áreas de intervenção do programa, no entorno da Lagoa da Francesa, serão atendidas por rede de coleta e tratamento de esgoto, que hoje não existe. “Além disso, o programa vai promover abastecimento de água tratada para 100% da área urbana”, destaca o secretário.

O trabalho da equipe, liderada pelo subcoordenador executivo da UGPE, Leonardo Barbosa, envolve, entre outras ações, um diagnóstico da capacidade operacional do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae), administrado pela Prefeitura de Parintins, em relação a equipamentos, corpo técnico, entre outros aspectos. “A intenção é fortalecer esse serviço, com capacitação e estruturação, para dar condições ao município de receber as obras e operar o sistema. A ideia é que o investimento tenha sustentabilidade e se mantenha ao longo do tempo”, observou.

Situações como perdas elevadas, por conta de vazamentos, baixo potencial de arrecadação e cobrança tarifária são questões a serem aprofundadas, explicou Leonardo. “Também precisará ser feito um trabalho para eliminar as perdas e melhorar o aproveitamento da água captada hoje”, completou

A equipe vai visitar bairros como o Itaúna I e II, que enfrentam problemas com fornecimento intermitente de água, para entender os reais motivos.  Na região da Lagoa da Francesa foi verificada a situação de imóveis mais consolidados, que não precisarão sair da área. A ideia é dar soluções individuais de coleta e tratamento de esgoto para que possam permanecer, reduzindo, assim, os custos com reassentamento e o impacto na população da área.

Benefícios do programa

O Prosai Parintins vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa, com o objetivo de solucionar os problemas ambientais, urbanísticos e sociais do local e de suas redondezas, incluindo as alagações provocadas pela cheia do rio Amazonas.  As obras vão impactar bairros como Santa Clara, Palmares, Francesa e Santa Rita de Cássia.

Estão previstas obras de drenagem e esgoto, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, além de parques urbanos e equipamentos públicos. Também será implantado um novo sistema de abastecimento de água na cidade de Parintins.

No município, serão erguidas aproximadamente 700 unidades habitacionais, ação que integra o Programa Amazonas Meu Lar, anunciado recentemente pelo governador Wilson Lima.