Amazonino acompanha obra da Ligação viária Luiz Antony, na zona Sul de Manaus

Em visita ao canteiro de obras da Ligação Viária Luiz Antony  Amazonino Mendes,determinou a ampliação do projeto.  Foto: Clóvis Miranda / Secom

Em visita ao canteiro de obras da Ligação Viária Luiz Antony (LLA) – que vai interligar a ponte Kako Caminha, zona oeste de Manaus, ao Centro, zona sul – o governador do Estado, Amazonino Mendes, determinou, na tarde desta quarta-feira (22/11), a ampliação da área do entorno do igarapé São Raimundo, região já cadastrada pelo Programa Social Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM). A obra da ligação viária alcançou, no primeiro trecho, 80% de execução e integra o Prosamim 3.

Foto: Clóvis Miranda / SECOM

O governador ressaltou que a obra da LLA traz um ganho social. Além de mais de um quilômetro de pistas (em dois sentidos), o projeto contempla ciclovia, parques e áreas de convivência. “Estou impressionado, não apenas com a beleza, pois vai mudar completamente a paisagem”, completouAmazonino.

Análise

O secretário de Estado de Infraestrutura, Osvaldo Said, disse que até a próxima semana a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), da qual também é titular, vai entregar ao governador o estudo de reassentamento das famílias da margem direita do igarapé São Raimundo. “Vamos concluir esse estudo, pois a Metropolitana já tem tudo isso levantado e, no mais tardar, na próxima semana teremos os valores, para irmos ao BID, junto com o governador, para solicitar mais recursos”, disse o secretário.

Obra

O projeto, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), prevê ainda a construção do Parque da Castelhana, que vai ser mais uma opção de lazer para os moradores da zona oeste da capital. A LLA beneficiou 300 famílias na margem esquerda e é considerada uma das obras mais importantes em execução em Manaus, pois vai desafogar o trânsito de veículos que saem de bairros da Glória, São Raimundo, Santo Antônio e Compensa, com destino ao centro da capital.

Ao todo o projeto, é orçado em R$ 51 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado do Amazonas. Cerca de  400 trabalhadores se revezam dia e noite para concluir os trabalhos dentro do prazo estabelecido. A LLA vai ligar o bairro Presidente Vargas até a rua Luiz Antony, no centro da cidade, desafogando a malha viária nas avenidas Constantino Nery e Álvaro Maia.