Aulas gratuitas de música em parceria com o Sesc atendem a crianças do PROSAMIM

 

O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) oferece aulas de Educação Musical para crianças moradoras do Parque Residencial Liberdade, localizado na rua São Pedro, bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus.

Foto: Lucas Silva

Aos 10 anos e idade, Raquel Figueiredo da Silva é uma das alunas do projeto. Ela, que sonha em ser médica veterinária, revela ser apaixonada por música. “Gosto de cantar em casa e as pessoas dizem que canto bem. Já me apresentei na igreja que frequento com minha família, em eventos como Dia das Mães e Dia das Crianças. Quando crescer, quero cuidar dos animais, mas não vou parar de cantar”, disse, com entusiasmo.

A assistente social Samara Holanda, responsável pela base de atendimento do parque, conta que as aulas iniciaram há quase dois meses. “É mais uma parceria com o Sesc e estamos atendendo um total de 32 alunos, sendo 20 no turno matutino e 12 no vespertino, sempre às segundas e quartas-feiras. A repercussão foi tão boa que também atendemos crianças do Parque Cachoeirinha e dos entornos”, afirmou Samara.

Apresentação marcada

Sob a coordenação do professor Jeferson Mariano, 35, as crianças já ensaiam para o dia 7 de dezembro, dia em que mostrarão seus talentos em um encontro de corais, no Sesc. “Vamos promover uma interação desses pequenos cantores com outros corais. Eles irão cantar quatro músicas, sendo duas por sugestão minha e outras duas que abri para as propostas deles, com base no gosto musical de cada um”, explicou o profissional.

As aulas no Prosamim fazem parte de um projeto social chamado “Sesc na Comunidade”. “É a terceira comunidade em que atuamos. O foco é a questão da musicalização e tudo o que é pertinente à educação musical, como inclusão e desenvolvimento”, concluiu Jeferson Mariano.

O planejamento para 2018 prevê expandir o projeto, com aulas de instrumentos musicais, como flauta doce, além de montar um coral da terceira idade.