Beneficiários do PROSAIMAUÉS recebem unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida

O Governo do Estado do Amazonas, por meio Secretaria Executiva da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais do Prosamim (UGPE), em parceria com a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal no Amazonas, entregou, na manhã do dia 9 de outubro, a 26 beneficiárias do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) novas unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Residencial Senador José Esteves II, no município de Maués. No total, foram entregues 500 unidades habitacionais a moradores do município.

A solenidade contou com a presença do secretário da Casa Civil, Sidney Leite (Pros), representando o governador do Estado, Amazonino Mendes, além do prefeito de Maués, Júnior Leite e representantes da Caixa Econômica.

As casas, que são divididas em sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço, possuem piso cerâmico em todos os ambientes, sistema de aquecimento solar, rede de água, esgoto, energia elétrica e vias próximas para acesso ao transporte público.

“O programa busca diminuir o déficit habitacional, que aqui ainda é elevado. Em seus 155 anos de existência, a Caixa sempre esteve conectada às classes menos favorecidas, promovendo a inclusão dos indivíduos na sociedade. Nos sentimos satisfeitos por essa realização, já entregamos cerca de 20 mil unidades habitacionais, em mais de 10 municípios do Amazonas, o que é motivo de muito orgulho”, afirmou Aderaldo Nunes, gerente local da Caixa Econômica Federal.

Foto: Nathália Andrade/ SRMM/UGPE

A dona de casa Edimara Guedes Aguiar é uma das 26 beneficiárias do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) a serem contempladas com casas do Minha Casa, Minha Vida. Moradora da lagoa Donga Ramalho, ela pretende mudar para o novo endereço ainda durante essa semana.

“Meus filhos estão ansiosos pela casa nova, agora que pegamos as chaves, vamos organizar tudo e trazer nossos móveis. É uma mudança grande na nossa vida, porque antes, a cada chuva era necessário elevar nossas coisas, para não molhar, pois alagava tudo”, disse ela, que vai morar na novo endereço com o marido e cinco filhos.

Foto: Nathália Andrade/ SRMM/UGPE

Natural de Maués, o deputado Sidney Leite falou sobre a emoção de participar da cerimônia. “É indescritível a sensação de estar aqui na minha casa, na minha terra, entregando essas casas para a população do município de Maués, junto à Caixa Econômica Federal. Este é um novo momento para a cidade, que representa investimentos, geração de emprego e renda” disse o parlamentar, em nome do Govenador do Estado do Amazonas.

Para o prefeito Júnior Leite, o momento é de felicidade. “São 500 famílias beneficiadas com a casa própria. Agradeço muito à Superintendência da Caixa Econômica Federal, secretaria de Assistência Social e desejo muito sucesso e felicidades para as famílias que, a partir de hoje, começam a construir seus lares”, afirmou.

Documentação em dia

No último dia 3 de outubro, os beneficiários foram convocados para a assinatura da documentação, junto à Caixa Econômica. Quem tiver pendências nos documentos tem até o dia 17 de outubro para regularizar. Os que já assinaram o contrato e termo de recebimento das chaves, devem se atentar para o pagamento da taxa mensal. “Convocamos os beneficiários a procurarem casas lotéricas ou a agência para abrir conta poupança, para o pagamento em débito automático, munidos de RG e CPF”, alertou o gerente local da Caixa, Aderaldo Nunes.

O evento contou, ainda, com sorteio de eletrodomésticos e utensílios, como máquina de lavar, fogão, geladeira, ventilador, jogo de panelas e sofá, para os beneficiários. No dia 26 de outubro, a equipe do Trabalho Técnico Social (TTS) ministrará oficina para os moradores do Minha Casa, Minha Vida, abordando temáticas como relacionamento com a vizinhança, uso racional de água e energia, boas práticas de limpeza e manutenção da área.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus e Unidade Gestora de Projetos Especiais (SRMM/UGPE)