Campanha Outubro Rosa chega aos parques residenciais do PROSAMIM

O Governo do Estado do Amazonas, por meio Secretaria Executiva da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais do Prosamim (UGPE), realiza entre os dias entre os dias 20 a 27 de outubro, uma programação alusiva ao Outubro Rosa, para o público que mora os parques residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e vizinhança. O Outubro Rosa é uma campanha de prevenção ao câncer de mama e colo uterino nas mulheres.

Estão planejadas ações sociais, atividades de educação em saúde e palestras organizadas pela equipe socioambiental do Prosamim, em parceria com empresas, unidades básicas de saúde e centros universitários de Manaus. As atividades vão ocorrer nos Escritórios Locais de Gestão Compartilhada (ELO), localizados nos Parques Residenciais São Raimundo, Cajual, Liberdade e Mestre Chico, com objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção à saúde.

Foto: Tiago Corrêa / SRMM/UGPE

Como forma de chamar o público, o Senac e o Instituto Embelleze irão oferecer serviços de beleza, como corte de cabelo, design de sobrancelha, manutenção de unhas à comunidade do São Raimundo.

São esperadas cerca de 150 pessoas. A Carreta da Mulher, projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), também já esteve prestando atendimento e exames à comunidade, na semana passada.

Na programação do Parque Liberdade, no Morro da Liberdade, Zona Sul, que acontece no dia 20 de outubro, às 14h, haverá palestras sobre prevenção ao câncer, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite para a comunidade.

No dia 26 de outubro, às 14h30, será a vez dos moradores do Parque Cajual, no Bairro Santa Luzia, Zona Sul, que vão receber a palestra do clínico geral Joairton Silva sobre o câncer de mama, sintomas e como funciona o tratamento. Em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Luzia será oferecida à comunidade testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite. Outra parceira com consultoras da Mary Kay e Instituto Embelleze vai dispor serviços de beleza para o público feminino. A ação pretende impactar cerca de 100 pessoas.

Na área do Parque Mestre Chico, no Centro de Manaus, a programação terá parceria com os cursos de Serviço Social e Biomedicina do Uninorte que levará aos moradores informações sobre a doença do câncer de mama e de colo uterino, através de palestras e sensibilização. A atividade ocorrerá a partir das 17h. Na ocasião, serão oferecidos serviços de tipagem sanguínea, aferição de pressão e teste de glicose. Participantes do projeto “Mãe Amiga”, da Fundação Cecon, vão trazer a experiência da vivência do câncer para a comunidade. O Parque Mestre Chico I é composto por 498 unidades habitacionais e o Mestre Chico II 180 são 180 apartamentos.

A divulgação das atividades tem sido feita corpo a corpo pela equipe de assistentes sociais do Prosamim em cada unidade habitacional dos parques residenciais e área do entorno, além da contribuição do grupos de mulheres e agentes de vizinhança dos parques.

Programação

19/10 –  São Raimundo: Rodada de palestras sobre prevenção ao câncer, apoio da UBS São Raimundo, serviços de estética e beleza do Senac e o Instituto Embelleze.

20/10 – Parque Liberdade: Palestras sobre prevenção ao câncer, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

26/10 – Santa Luzia: Palestra sobre o câncer de mama com médico da UBS Santa Luzia; serviços de beleza e estética da Mary Kay e Instituto Embelleze.

27/10 – Mestre Chico: Palestra sobre o câncer de mama e colo uterino, além de serviços de tipagem sanguínea, aferição de pressão e teste de glicose em parceria com a Uninorte.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus e Unidade Gestora de Projetos Especiais (SRMM/UGPE)

Fone: (92) 3878-7230 | E-mail: ascom.rmm.ugpe@gmail.com