Capacitação para a obtenção do Selo UNICEF reúne 28 municípios do interior em Manaus

O evento, realizado em parceria pelo Governo do Amazonas e UNICEF, tem como objetivo capacitar as equipes das Prefeituras para conseguir a certificação

O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram, nesta terça-feira (19/03), mais uma edição do “Encontro Selo Unicef – Avaliando Conquistas e Identificando Desafios”. Direcionado aos municípios do interior que buscam a obtenção do Selo Unicef, a reunião aconteceu no auditório da Escola de Educação Profissional Padre Estélio Dalison (CETAM), no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus.

No último dia 13, já havia sido realizado evento semelhante em Coari, com a participação de 19 municípios. Em Manaus, o encontro reuniu mais 28 municípios, ampliando o alcance das orientações.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Unicef e Visão Mundial, organização que apoia a implementação do selo no estado. De acordo com secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas atua como facilitador, apoiando os municípios na execução das ações e no alcance das metas que são requisitos para obtenção do Selo Unicef.

O Selo Unicef, destaca o secretário, visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A metodologia aplicada inclui implantação e monitoramento, pelos municípios, de indicadores sociais e a implementação de ações que os ajudem a cumprir, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a alcançar pelo menos 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a secretária executiva da Sedurb, Daniella Jaime, este é o sexto encontro e o último do ano para que os municípios se atualizem e tirem as dúvidas sobre os passos para a certificação. “É um importante trabalho que a Sedurb vem executando, em conjunto com a UGPE, no sentido de incentivar todos os 55 municípios que se inscreveram e que buscam a obtenção do Selo Unicef. Eles têm até 30 de junho para alcançar esses resultados”, enfatizou.

A chefe do escritório do UNICEF em Manaus, Débora Nandja, explicou que o próximo passo é a realização, pelos próprios municípios, da segunda edição do Fórum Comunitário, ocasião em que devem ser avaliadas as atividades do Plano de Ação Municipal, para pontuar no processo de certificação. “Toda essa relação e esse fortalecimento que estamos recebendo, há aproximadamente dois anos do Governo do Estado, tem sido fundamental para que os municípios se motivem a alcançar as metas para a certificação”, disse.

Durante o encontro, os técnicos municipais receberam orientações para a realização do II Fórum Comunitário e tiveram a oportunidade de fazer uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. Participaram do evento representantes de Silves, Benjamin Constant, Careiro da Várzea, Eirunepé, Maués, Presidente Figueiredo, Parintins, Fonte Boa, Iranduba, São Sebastião do Uatumã, São Gabriel da Cachoeira, Urucurituba, Maraã, Borba, Beruri, Tefé, Codajás, Manicoré, Japurá, Manicoré, Japurá, Autazes, Boa Vista do Ramo, Humaitá, Tonantins, Itapiranga, Manacapuru e Barreirinha.

Para o secretário de Educação de Boa Vista do Ramos, Isaac Gadelha, o encontro possibilita uma interação com outros municípios, troca de experiências e, principalmente, obtenção de conhecimento sobre a realização do Fórum Comunitário. O fórum é um item de caráter obrigatório, dentro do Eixo III da Participação Cidadã e Gestão por Resultados, a ser realizado por todos os municípios em cumprimento às metas do Selo Unicef.

“Esse é um momento que temos para revisar todas as atividades e tirar dúvidas, principalmente sobre a realização do Fórum Comunitário, que é um momento esperado por todos para o encerramento e celebração das atividades do Selo Unicef”, disse.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE