CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PARA O PROSAIMAUÉS É DEFINIDO EM BRASÍLIA

Até o dia 26 de outubro uma comitiva  do Governo do Estado do Amazonas participa,em Brasília, das negociações do Contrato de Empréstimo para o Programa de Saneamento Integral de Maués – PROSAIMAUÉS.

Integram a comitiva representantes da Unidade de Gerenciamento do Prosamim (UGPI), da Secretaria de Fazenda do Estado (SEFAZ), da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), da  Comissão de Cooperação e Relações Institucionais do governo do Amazonas (CCRIA), da Prefeitura de Maués, da Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN), da Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria do Tesouto Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O valor do Contrato de Empréstimo para Maués, que poderá ser pago em 25 anos, é  US$ 35 milhões.Deste total,  US$ 10,5 milhões serão contrapartida do Estado. O prazo para execução das obras,no município, é de cinco anos .

O PROSAIMAUÉS tem a finalidade de contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do Município de Maués

O Programa vai ajudar a recuperar a qualidade ambiental das Lagoas Maresia, Prata e Donga Michiles e a urbanizar seus entornos, reduzindo o impacto das inundações e melhorando as condições de habitação das famílias residentes na área de intervenção.Além disso, irá  ampliar e melhorar os serviços de água e esgoto no Município ;  fortalecer a gestão municipal e as demais  instituições envolvidas  para assegurar a sustentabilidade das intervenções; e implantar sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em comunidades indígenas de Maués

Principais obras: Recuperação de três lagoas ,que ficam na área central da cidade; ampliação do sistema de esgotamento sanitário; melhoria do sistema de abastecimento de água; construção de 13 poços artesianos para comunidades indígenas.