Dia da Árvore é comemorado com os moradores do Prosamim

Os Escritórios Locais de Gestão Compartilhadas (Elos) que atendem às famílias dos parques residenciais do Prosamim realizaram, nos dias 21 e 22 de setembro, atividades em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, envolvendo moradores das unidades habitacionais e dos entornos dos parques Cajual, São Raimundo, Liberdade e Mestre Chico.

No Parque Cajual, localizado no bairro Santa Luzia, Zona Sul de Manaus, a exibição do vídeo educativo “A árvore que não queria morrer”, emocionou as crianças. “Escolhemos mostrar um desenho animado, por usar uma linguagem lúdica e didática. A história mostrava a importância de evitar o desmatamento e todos entenderam a mensagem, pois ficam emocionados”, contou Ediane Venâncio, assistente social responsável pela base Cajual.

As crianças também produziram peças de artesanato com materiais recicláveis e colaboraram na produção de um painel com a figura de uma árvore. “Direcionamos para os menores pela questão da conscientização e sensibilização desde a infância. A temática ambiental é trabalhada com eles ao longo do ano inteiro”, afirmou a assistente social.

São Raimundo

A confecção da “Árvore do Pensamento” marcou a tarde das crianças do parque São Raimundo. “Foi feita, literalmente, com as mãos deles, usando tinta guache. A árvore traz mensagens que levam a uma reflexão sobre a importância de reflorestar o espaço em que se vive”, disse Lílyan Barroso, assistente social da base.

Em parceria com as crianças e mulheres do parque, a equipe da base deu início a uma atividade de reflorestamento. “Tínhamos uma área gramada no parque, que começou a ser indevidamente usada para a prática de esportes e ficou bastante danificada. Estamos resgatando esse espaço, fazendo jardinagem e replantio. As mulheres, que são as mães dessas crianças, nos ajudam na parte da recuperação dos pneus, fazendo as pinturas”, contou Lílyan.

As atividades com as crianças são realizadas no Elo São Raimundo toda as quintas-feiras, sempre trabalhando temáticas ambientais e sanitárias.

Liberdade

Mais de 200 pessoas foram mobilizadas para a ação comemorativa ao Dia da Árvore, no Parque Liberdade. Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento ofereceu à comunidade atendimento odontológico e apresentações de dança, teatro e circo, todas relacionadas às questões ambientais e educativas, voltadas tanto para o público infantil quanto para os adultos.

“Foi nossa segunda atividade multicultural em parceria com o Sesc e conseguimos, novamente, um resultado positivo, envolvendo moradores das unidades habitacionais do Parque Liberdade e também do Cachoeirinha”, disse Rocicléia Silva, assistente social.

Mestre Chico

Nos Parques Mestre Chico 1 e 2, a “Marcha Ambiental” contou com plantio de mudas e apresentação da fanfarra dos alunos da Escola Estadual Ruy Araújo, com objetivo de conscientizar e sensibilizar os moradores a respeito da preservação do meio ambiente e da manutenção das árvores plantadas. “É uma forma de sensibilizar tanto nossos beneficiários quanto a comunidade do entorno, sobre a questão ambiental, tão presente em nosso cotidiano. Temos um calendário anual por meio do qual realizamos diversas atividades, já é possível observar melhoras no quesito preservação, principalmente por parte dos nossos idosos”, afirmou Mercedes Sena, assistente social responsável pelo Elo Mestre Chico.

O plantio de mudas da espécie amazônica jutairana foi feito em diversos pontos, sob a orientação do biólogo José Cintra. “O envolvimento e participação dos moradores é de extrema importância. Ver as crianças interessadas por esse tipo de atividade também nos deixa satisfeitos”, considerou.

Os alunos da Escola Estadual Ruy Araújo também participaram, com apresentação da fanfarra, formada por 33 integrantes. “Acredito que a música seja uma das artes mais importantes, porque mexe muito com o sentimento das pessoas. Hoje nosso intuito aqui é desenvolver o civismo especialmente nas crianças do parque”, disse o professor de música Jacob Rodrigues.