UGPE e FVS renovam parceria para controle de doenças tropicais no PROSAMIM

Claudemir Andrade em reunião com a equipe técnica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

O resultado do projeto de controle integrado de parasitas intestinais em áreas beneficiadas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) foi apresentado na manhã desta quinta-feira (16), pela Diretora Técnica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosimery Pinto, ao Coordenador Executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais, Claudemir Andrade. A reunião ocorreu na sede da UGPE, no Centro de Manaus.

A ação do Governo do Amazonas como objetivo implementar o controle de doenças tropicais negligenciadas, prevalentes em Manaus, em particular os helmintos intestinais, de modo que não sejam ameaça para a saúde da população. Além de avaliar o impacto de medidas integradas de prevenção e controle da geo-helmintíase intestinal. O convênio de cooperação técnica teve início em maio de 2016.

Os locais alcançados pela campanha da vigilância são as áreas do Parque Manaus (PROSAMIM I); Manaus 2000 e Quarentão (PROSAMIM II);  Castelhano/Matinha, Parque da Cacimba e Bariri (PROSAMIM III).

Para a Diretora Técnica da FVS, essa é uma parceria muito importante, uma vez que a FVS faz o trabalho de prevenção, que exige ações específicas da área de saúde.

O Coordenador Executivo da UGPE, Claudemir Andrade, renovou a parceria interinstitucional. “É satisfatório para nós sabermos dos avanços da saúde das famílias nas áreas do Prosamim. Espero que esta parceria continue firme e forte”, disse.

A parceria tem a coordenação geral do PROSAMIM e execução da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semsa), Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Susam) e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM).