Governo avança com as obras de drenagem no igarapé Mestre Chico

As obras de macro e microdrenagem visam atenuar os problemas de alagações enfrentadas pelos moradores do entorno do igarapé

O Governo do Estado avançou, nesta sexta-feira (18/06), em 64% das obras de drenagem no igarapé Mestre Chico, a obra executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), é parte da terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e está localizada às margens do igarapé, no trecho entre as avenidas Leonardo Malcher e Parintins, zona sul da capital.

A intervenção do governo, no igarapé Mestre Chico, prevê a construção de um novo parque urbano do Prosamim, que contará com uma área de mais de 15 metros quadrados (m²), contemplando além das obras de drenagem e esgotamento sanitário, novas áreas de convívio social e prática esportiva, como praças, academias ao ar livre, paisagismo, recomposição da flora com plantio de mudas, quadras multiuso, playground e calçadas.

Atualmente, já foram executados 381 metros de redes de macrodrenagem, tendo sido concluídas as galerias da frente 01 da intervenção, que percorre o trecho da avenida Leonardo Malcher até a avenida Tefé e 222 metros de redes coletoras de esgoto.

O subcoordenador de engenharia da UGPE, engenheiro civil João Benaion, afirma que as obras de drenagem, que estão previstas nesse trecho do igarapé Mestre Chico, visam acabar com os problemas de alagações, que ocorrem nesse trecho onde estamos construindo o novo parque do Prosamim.

“Nós estamos construindo redes de macrodrenagem no igarapé e ampliando as microdrenagens, que recebem as águas pluviais que vem da rua General Glicério e da avenida Duque de Caxias. Os moradores da área já sofrem com alagações há décadas; e pretendemos, com a construção dessas novas redes, acabar com o sofrimento desses moradores que vivem nessa parte mais baixa”, afirmou Benaion.

O Governo do Estado reassentou cerca de 600 pessoas que viviam nesse trecho do leito do igarapé Mestre Chico.