Governo do Amazonas beneficia população de Maués com ação de saúde

Foto: Divulgalção

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizou, durante três dias, ação de saúde familiar para a comunidade das lagoas da Maresia, Prata e Donga Ramalho, áreas de intervenção de obras e atuação social do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués).  Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maués, foram oferecidos serviços como vacinação, exames rápidos (sífilis, hepatite e HIV), aferição de pressão, orientação de saúde bucal, palestras de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e próstata, fortalecimento às campanhas de vacinação.

A ação teve início no último dia 28, quando foram atendidos os moradores do bairro Maresia, na Igreja Bom Pastor. No dia 29, comunitários do Prata receberam os serviços gratuitos, que foram realizados na Igreja da Paz. Durante a manhã da última quinta-feira (30/12), a comunidade da Lagoa Donga Ramalho foi recebida pela equipe social do Prosai no Centro Educacional Clóvis Prado de Negreiros – Sesc Ler, para o último dia de atividades.

“Foi o primeiro evento que realizamos, mas muitas outras ações estão sendo planejadas para o ano que vem, não só na área da saúde, como também eventos culturais, socioambientais, esportivos e de geração de emprego e renda, por exemplo. Estas são atividades previstas no Plano de Reassentamento (PDR) e no plano de trabalho socioambiental do programa”, afirmou Afonso Brasil, que integra a equipe do Trabalho Técnico Social do ProsaiMaués.

Multiplicando informação

Dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cecília de Oliveira, localizada no bairro Ramalho Júnior, em Maués, Ruth Antunes foi uma das palestrantes da ação, abordando temáticas voltadas à saúde bucal no segundo dia do evento. “Qualquer ambiente é propício para transmitir conhecimentos sobre a necessidade de se cuidar, pois isso gera um entendimento diferente e mais específico para a população. No caso da higiene bucal, orientações simples, como a forma correta de escovar os dentes, podem evitar problemas maiores no futuro. É sempre gratificante participar de ações que esclarecem a população e contribuem para uma melhor qualidade de vida”, considerou a odontóloga.

A dona de casa Maria Prestes, 53, aproveitou os serviços para colocar a carteira de vacinação em dia. “Tomei a vacina da gripe e também presenciei a orientação sobre a importância da imunização. É bom saber que a comunidade pode contar com ações desse tipo, nas quais só temos a ganhar cuidando da saúde”, disse ela, que mora nas proximidades da Lagoa do Prata.

Natal chegando

Para o mês de dezembro, um evento natalino está sendo planejado, visando beneficiar as famílias englobadas no contexto do ProsaiMaués. A equipe social do programa deu início a uma campanha para arrecadação de alimentos e brinquedos que serão distribuídos no dia do evento, a ser realizado no dia 19 de dezembro. A programação contará com apresentações culturais gratuitas e brincadeiras para as crianças.

O Programa de Saneamento Integrado de Maués tem como objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do município. Entre as metas a serem atingidas, estão a redução das famílias sob risco de inundações, valorização dos imóveis, melhoria no serviço de esgotamento, serviço contínuo de água, fomentar o turismo local e levar água potável à comunidades indígenas. Os trabalhos se concentram nas lagoas da Maresia, Prata, Donga e seus entornos.