Governo do Amazonas inicia processo de mudanças dos beneficiados do ‘Prosai Em Movimento’

“Estou muito feliz com o Prosai. O programa possibilitou uma melhoria de vida para mim e para minha família”. Aos 54 anos, a comerciante Cecília Costa Viana comemora a nova fase da vida que se inicia para ela, o marido, filhos e netos. A família é uma das diretamente beneficiadas com as obras do Programa de Saneamento Integrado de Maués – Prosai Em Movimento, do Governo do Estado do Amazonas, e foi a primeira a concluir o processo de mudança de endereço, desocupando a antiga moradia, às margens da Lagoa do Prata, uma das áreas da cidade de Maués, localizada a 276 quilômetros de Manaus, que passará pela requalificação do Prosai.

O programa é executado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), tendo a Prefeitura de Maués como co-executora.

Dificuldades – Durante boa parte da vida, Cecília dividiu espaço com a lagoa, que passava ao lado da residência dela. “Nasci e me criei ali. Lembro da lagoa limpa e cheia de peixes. Com o tempo e a poluição, começaram os problemas. Nas épocas de cheia precisávamos construir uma barreira para não entrar lixo e entulho em casa”, lembra a beneficiária.

Na antiga propriedade da família também funcionava um restaurante, que por vezes foi prejudicado pela situação da lagoa. “Em 2009 nosso terreno foi praticamente todo para o fundo. Era necessário trabalhar usando bota no restaurante. Essas obras vão ser muito boas para mim e para meu negócio. O Prosai está gerando emprego e renda para nossa cidade e vai fomentar o turismo local. Isso também vai beneficiar meu restaurante”, concluiu. No mesmo terreno da nova casa, a família também vai reerguer o restaurante.

Programa faz acompanhamento das famílias

As práticas de reassentamento são aplicadas de acordo com as políticas operacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia o programa junto ao Governo do Amazonas, visando garantir direitos e minimizar os impactos causados pela mudança do local de moradia. “A reposição de moradia consiste na principal preocupação da equipe social do programa, no momento do reassentamento. Agora procederemos ao acompanhamento pós-reassentamento, fase de ações socioambientais visando à mitigação dos impactos e melhoria da qualidade de vida”, explicou a subcoordenadora setorial de projetos sociais, Viviane Dutra.

Das 19 famílias que já foram indenizadas pelo Prosai, nove realizaram a mudança de endereço, com o apoio da equipe social do programa. “As outras 10 famílias que já receberam o pagamento estão em processo de organização, entretanto já agendadas para a mudança. As demais famílias incluídas pelo programa serão atendidas, nas próximas semanas, pela equipe da Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab), para que escolham o tipo de indenização a ser recebido e iniciem o processo de reposição de moradia”, disse a assistente social Dayanne Perrone.

Melhorias – O Prosai vai beneficiar 11 mil famílias maueenses, contribuindo para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a sustentabilidade do Município de Maués. Orçado em R$ 56.664.213,31, o programa prevê a revitalização das lagoas Maresia e Prata e seus entornos, além de serviços na zona rural (comunidades indígenas).

FOTOS: DIVULGAÇÃO