Governo do Amazonas lança “Prosai Em Movimento” em Maués

O governador Amazonino Mendes lança, no sábado (26/05), em Maués (a 268 quilômetros de Manaus), a nova fase do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués): o “Prosai Em Movimento”. O novo momento é resultado da determinação do novo Governo do Amazonas de avançar na execução do programa, que estava há quatro anos sem obras e que agora começa a se tornar realidade no município, com benefícios que devem alcançar 11 mil famílias.

O ProsaiMaués foi todo revisado, readaptado e está pronto para o início das obras. “Nós ressuscitamos o programa (ProsaiMaués). O projeto estava morto e acabado porque começou errado. Tivemos de rescindir o contrato com a empresa anterior e fazer uma nova licitação. É uma realidade no interior do estado, que vai ganhar uma grande ação”, afirma Amazonino Mendes. O ProsaiMaués é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com a co-execução da Prefeitura de Maués.

Orçado em R$ 59.607.137,44, o programa se concentra em duas frentes: urbana, com a revitalização das lagoas Maresia e Prata e seus entornos, e rural, beneficiando comunidades indígenas. Tem como objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica de Maués, na região do baixo rio Amazonas.

Indenizações – A equipe da Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab), composta por assistentes sociais e dos setores de direito, engenharia e financeiro, está em Maués desde o dia 14 de maio e já iniciou o pagamento das indenizações, para que as áreas que vão receber as obras sejam desapropriadas.

Morador da Lagoa da Maresia há mais de trinta anos, o autônomo José Heraldo Góes, 57, foi o primeiro a ser indenizado e afirma que estava desacreditado do programa. “Vimos outros governos passarem e as coisas não aconteciam. Eu não acreditava mais que fosse acontecer. O Prosai representa um progresso para nossa cidade e para o Amazonas. Já estamos organizando o terreno para a construção da casa nova”, comemorou o beneficiário, que mora com a esposa e um neto.

Maquinário – Na manhã da última terça-feira (22/05), parte das máquinas que serão utilizadas nas obras do ProsaiMaués foram desembarcadas no município. Ao todo serão 60 máquinas trabalhando para executar as melhorias previstas pelo Programa.

Melhorias – Na lagoa da Maresia, a obra prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, praça das árvores, banheiros, espaço para atividades poliesportivas, píer, espaço multiuso, estacionamento, estação elevatória de esgoto, área reflorestada e mirante.

Na lagoa do Prata, haverá praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição, memorial do guaraná, recreação infantil, mirante, anfiteatro e redário. Ao todo, 63 mil habitantes serão beneficiados com os projetos sociais e ambientais.

Trabalho Social – Em paralelo às obras, é realizado um acompanhamento social às famílias incluídas no programa, que recebem, regularmente, a visita de assistente social e psicólogo, além de estarem englobadas em um contexto de atividades socioambientais desenvolvidas ao longo de todo o processo, como ações de saúde, sustentabilidade, cultura, recreações, qualificação para geração de emprego e renda, educação ambiental, entre outros. O corpo do Trabalho Técnico Social dispõe, ainda, de profissionais nas áreas de administração, comunicação, biologia, engenharia e arquitetura.

Recuperação do sistema viário – Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o Governo do Amazonas também vai recuperar o sistema viário da “terra do guaraná”. Depois do levantamento feito em Maués, serão recuperadas 136 ruas em 11 bairros da sede do município. O investimento previsto para a realização dos serviços necessários para a recuperação das ruas de Maués é de R$ 13.988.187,69, incluindo serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem.

Fotos: Clóvis Miranda/Secom e Sidney Mendonça/SRMM-UGPE