Governo do Amazonas possibilita inserção no mercado de trabalho, com cursos no Prosamim

“Eu estava desempregado há quase dois anos. Estava perdendo as esperanças, mas agora as coisas serão diferentes. Agradeço muito a oportunidade de me capacitar, para tentar melhorar de vida”. O depoimento de Fábio Abreu, 36, morador do Parque Residencial São Raimundo, que integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), comprova a importância da qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho.

Fábio, que mora no Prosamim, é um dos alunos do curso de Agente de Portaria, promovido em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Ele conta que viu a vida mudar quando começou a se profissionalizar. “Perdi muitas vagas de emprego. Enviava meu currículo para as empresas e não era chamado. Logo que entrei no curso, atualizei o currículo, reenviei e dois dias depois, já estava fazendo a entrevista e os exames admissionais. Foi o impulso que faltava para entrar no mercado”, comemorou.

Diferencial – A parceria com o Cetam possibilita a capacitação da comunidade do Prosamim em diversas áreas de atuação. Para a diretora acadêmica Arlene Bonfim, os cursos realizados em conjunto com o programa agregam valor e tornam-se um diferencial, no momento de uma seleção de emprego.

“Ter um curso profissionalizante pesa muito para os candidatos que estão na disputa por uma vaga. A capacitação é muito importante para qualquer pessoa, é só por meio dessas parcerias que a gente consegue chegar nas comunidades”, pontuou Arlene.

Responsável pela base de atendimento do Prosamim São Raimundo, a Assistente Social Lílyan Barroso se diz satisfeita em poder acompanhar o crescimento profissional dos moradores do residencial e seus entornos. “Preparar essas pessoas para o mercado garante emprego e renda e ainda promove a inclusão social. É um trabalho muito importante”, considerou.

A atividade é oferecida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus e Unidade Gestora de projetos Especiais, realizada pela equipe socioambiental do Prosamim. O curso tem três meses de duração e já estão previstos outros, também em parceria com o Cetam, como Atendente de Farmácia e Artesanato, este último com início previsto para o dia 16 de abril.

Fotos: Divulgação